Como e por que reduzir o uso do papel nas operações logísticas?

Como e por que reduzir o uso do papel nas operações logísticas?
Por Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess

Cuidar do meio ambiente é um assunto cada vez mais debatido socialmente e que exige a atenção de todos, afinal, o futuro da humanidade depende das ações que realizamos hoje. Todos nós, como indivíduos, podemos incorporar hábitos no nosso cotidiano e colaborar para termos um planeta melhor. Detalhes mínimos, como separar o lixo reciclável ou reduzir o consumo de energia fazem toda a diferença.

Podemos observar também, uma forte e crescente exigência dos consumidores por produtos e serviços mais sustentáveis. De acordo com uma pesquisa recente da Tetra Pak, dois terços dos consumidores optam conscientemente por evitar determinadas marcas, devido a preocupações ambientais, um aumento de 26% nos últimos seis anos. Já um estudo realizado pela Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Nesse sentido, as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande portes, possuem esse compromisso sócio-ambiental para promover ações de sustentabilidade. Assim, como fazemos em casa, as empresas podem começar por ações simples, só que em uma escala maior. No caso de empresas de transporte e logística, por exemplo, é comum que uma grande quantidade de papel seja utilizada em todo o processo. É uma forma de controlar e documentar tudo o que é feito desde a confirmação de compra até o momento da entrega. Mas, graças a tecnologia e a evolução do setor, hoje em dia, é possível realizar toda burocracia de forma digital sem a utilização de papéis.

Pode parecer um simples detalhe, no entanto, além de otimizar todo o serviço, esse processo sem papel contribui - e muito - para um ambiente mais sustentável. Embora muitas fábricas também invistam em formas para produzir papel com menos impactos, esse ainda é um processo de emissão CO2, gás responsável por provocar o efeito estufa e o aquecimento global. Por isso, é fundamental pensar duas vezes antes de utilizar uma folha de papel.

Vale ressaltar que todos os documentos da operação logística podem ser feitos por meio da tecnologia e é totalmente legal já que os documentos e assinaturas possuem validade jurídica garantidos pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) . A documentação digitalizada garante integridade, já que o conteúdo não pode ser alterado, e há a autenticidade referente à identidade de quem assinou.

Além de colaborar com o meio ambiente, a substituição do papel por documentos eletrônicos traz mais segurança e otimiza o trabalho e, consequentemente, promove uma redução de custos com as remessas de documentos, impressão, espaço físico para guardá-los, entre outros. Outro benefício dessa troca é poder reforçar a imagem da empresa como uma instituição com responsabilidade ambiental, um ponto muito positivo diante da sociedade em geral, principalmente,dos clientes. Nesta caminhada por um mundo melhor e um planeta mais sustentável, acredito que a tecnologia será uma grande aliada para muitos segmentos e com certeza será fundamental.

Share This Post

Post Comment