Governos Linux – é o futuro na América Latina

*por Mario Marchetti

 

Cada vez mais, os governos oferecem serviços a seus cidadãos por meio da rede e na América Latina não é diferente. Seja em processos relacionados à administração, saúde, educação ou transporte, a expectativa dos usuários é que estes procedimentos sejam realizados de forma rápida, simples, eficiente e segura, garantindo a integridade e a proteção dos dados pessoais.

Para os sistemas públicos latino-americanos é um desafio assegurar que estes serviços on-line, tão importantes como a gestão de documentos, consultas médicas ou apresentação de declarações de impostos, estejam disponíveis a todo momento, sem interrupção.

Por isto, é preciso ter uma infraestrutura tecnológica por trás, capaz de apoiar um grande número de usuários de maneira rápida, moderna e confiável, porém com o menor custo possível. Esta é uma das razões que tem levado diversos governos a optar por Linux como o sistema operacional para montar toda sua rede de TI e bancos de dados. Existem poucos sistemas no mercado que ofereçam maior estabilidade, flexibilidade, compatibilidade e segurança a um valor tão baixo.

Existem ainda dois outros aspectos relevantes. O primeiro é o custo, já que as gestões na América Latina enfrentam em muitos setores grandes desafios orçamentários, especialmente nos setores de educação, saúde e infraestrutura, o que torna essencial economizar ao máximo em tecnologia, sem sacrificar a eficiência e a qualidade de serviço. O segundo é a necessidade crescente de integração e colaboração entre os diferentes setores governamentais, o que torna fundamental uma plataforma consolidada e unificada para alavancar essa troca de informação.

Mas, assim como em qualquer sistema operacional, a implementação de Linux requer certo conhecimento em computação para instalá-lo e garantir excelência na manutenção, sendo uma interessante alternativa a implementação da solução Oracle Linux, que oferece amplo suporte, integrado e de alta qualidade para garantir aos governos a utilização deste sistema operacional vantajoso com sucesso.

Além do suporte técnico, o Oracle Linux demonstrou ser 75% mais rápido que o Kernel Compatível do Red hat, duas vezes mais rápido em mensagens Infiniband e 137% mais rápido em acesso a drives de estado sólido. É também mais confiável,  apoiando as Extensões da Integridade de Dados e o Modelo T10 de Proteção de Informação para evitar que os dados corruptos sejam armazenados e um sistema de gestão de falhas de hardware que melhora o uptime dos aplicativos.

Por último, o Oracle Linux está otimizado para executar o hardware, os bancos de dados e middleware da Oracle, aumentando o desempenho e a confiabilidade desses sistemas. Agora os governos que quiserem oferecer os melhores serviços digitais, mais seguros e com menor custo, já sabem qual é a melhor opção.

 

Share This Post

Post Comment