Universo TOTVS anuncia muitas novidades para o mercado

Durante o evento que ocorreu em São Paulo nos dia 16 de junho, a companhia apresentou novidades para todos os seus segmentos de atuação: Agroindústria, Varejo, Saúde, Jurídico, Serviços, Manufatura, Distribuição & Logística, Construção & Projetos, Educacional e RH, além de apresentar as suas estratégias e direcionamentos de mercado para 2015/16. laercio-cosentino-presidente-totvs

A primeira novidade ficou por conta dos novos executivos da empresa. anunciou, Rodrigo Kede como novo diretor-presidente da empresa. O anúncio faz parte do plano de sucessão da companhia, que prevê um período de transição de até três anos, durante o qual o fundador Laércio Cosentino ocupará o cargo de CEO.

Uma vez concluída a transição, Kede acumulará os cargos de diretor-presidente e CEO e Cosentino, que segue como membro do Conselho de Administração e presidente do Comitê de Estratégia e Tecnologia, se candidatará a reassumir a presidência do Conselho de Administração.

Como CEO, Cosentino focará na definição e acompanhamento da estratégia de tecnologia, produto e distribuição e ampliará sua presença junto a clientes. Como diretor-presidente, Kede reportará ao CEO e responderá pela condução da estratégia de crescimento, operação, gestão de pessoas e liderará as vice-presidências da companhia. Kede renunciou hoje ao cargo de membro do Conselho de Administração e passará a participar das reuniões de conselho como membro convidado.

“Hoje a Totvs é 100% profissionalizada e focada em si mesma e nos clientes e, se quisermos ser globais, esse é o caminho”, disse Cosentino sobre as mudanças. “A Totvs é bem maior que as pessoas, e o objetivo dessas mudanças é perpetuar a empresa que tem uma fantástica história de sucesso”, emendou ele.

“Nossa ambição é crescer mais que o mercado e ampliar nossos negócios no Brasil e no Exterior”, afirmou Kede, que esteve recentemente à frente da vice-presidência mundial de Transformação da IBM. Ele atuou ainda como CEO da IBM Brasil de 2012 a 2014, período no qual a IBM cresceu de forma sustentável no Brasil. Anteriormente foi vice-presidente da divisão de Serviços de Tecnologia, entre 2011 a 2012, diretor Administrativo e Financeiro para a América Latina (CFO Latam), entre 2009 a 2011, e também diretor Administrativo e Financeiro para o Brasil (CFO Brasil), de 2006 a 2009.

Ainda durante o evento  foi anunciado que o  Sport Club Corinthians Paulista adotará o software de gestão da TOTVS para aprimorar a sua governança, visando o aumento da gestão do clube e uma prestação de contas mais transparente aos patrocinadores, investidores e sócio-torcedores. A ferramenta possibilitará a gestão de todos os setores administrativos, que passarão a atuar de forma mais integrada, proporcionando alta disponibilidade das informações estratégicas e melhorias na tomada de decisões. O clube contará ainda com apoio da TOTVS Consulting, unidade de consultoria da TOTVS, que irá remodelar todos os seus processos.

Até então, o Corinthians utilizava um software de mercado que, para atender às suas necessidades, foi bastante customizado. Mesmo com o sistema, muitas informações estavam armazenadas fora dele ou em softwares que não eram integrados, o que exigia trabalho manual e, em muitos casos, retrabalho para consolidar os dados.

Visando aumentar a integração das informações e garantir uma gestão mais transparente e assertiva, o clube buscou um software de gestão que atendesse a todas as suas demandas de maneira unificada. Após analisar diferentes sistemas de mercado, a escolha foi pelo ERP da TOTVS, que integra, de maneira simples e ágil, todos os dados de BackOffice, como jurídico, financeiro, compras, contábil, fiscal, RH e folha de pagamento.

“Com o software de gestão da TOTVS ganharemos eficiência operacional, além de mais controle. Com processos redefinidos e um novo sistema, eliminaremos retrabalhos, automatizando rotinas hoje manuais, ganhando tempo e reduzindo custos. A possibilidade de se obter rapidamente dados mais precisos, com sistemas integrados e informações padronizadas, facilitará o planejamento, a medição de desempenho e naturalmente as decisões estratégicas”, informa Alessandro Gonçalves, superintendente de TI do Sport Club Corinthians Paulista.

Um diferencial da solução da TOTVS perante os demais softwares de gestão do mercado é a expertise da companhia em relação às constantes atualizações da legislação brasileira, oferecendo, com velocidade, soluções aderentes às normas contábeis e fiscais, como o Sped. Além disso, a ferramenta possui um módulo direcionado a clubes esportivos e agremiações, por meio do qual é possível gerenciar o todo o ativo imobiliário.

A tecnologia atenderá ainda a outras demandas do Corinthians. O módulo de Gestão de Capital Humano, por exemplo, facilitará o gerenciamento de dados relacionados aos atletas, funcionários administrativos, médicos e categorias de base. O módulo de Gestão Financeira irá controlar as cerca de 100 escolinhas conveniadas de todo o Brasil, e o gerenciamento de marcas e patentes relacionados aos produtos licenciados. O workflow existente na ferramenta avisará, até mesmo, sobre a proximidade do vencimento do contrato, simplificando assim, o cumprimento das regras e a distribuição dos royalties.

Para aprimorar ainda mais os resultados conquistados com o novo sistema e aumentar o sucesso do projeto, que visa uma prestação de contas mais transparente, o Corinthians conta com o apoio da TOTVS Consulting. A unidade de consultoria da TOTVS analisou o fluxo dos processos administrativos do clube e vai redesenhar os processos para simplificar o andamento das atividades e informações, este trabalho vai fazer com que a empresa dê mais um passo na direção correta da gestão de processos. Além disso, a TOTVS Consulting também vai preparar o Corinthians para o e-Social.

O projeto é uma das principais conquistas da nova diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, que desde que tomou posse, em fevereiro de 2015, decidiu investir na profissionalização administrativa do clube, tendo, como uma de suas primeiras decisões, a adoção de uma solução de gestão completa e integrada, visando assim a redução de custos.

“Precisávamos aprimorar a unificação das informações para melhorar a prestação de contas aos nossos principais stakeholders. Com a solução da TOTVS conseguiremos dar um grande passo em direção à profissionalização do clube, oferecendo informações com transparência e assertividade, o que contribuirá também para a melhoria da tomada de decisões”, afirma Emerson Piovezan, diretor financeiro do Sport Club Corinthians Paulista.

As soluções da TOTVS já foram adotadas por outros 14 times de futebol brasileiros, como o Sport Club Internacional (RS), Cruzeiro (MG), Sport (PE), Botafogo (RJ), e Associação Atlética Ponte Preta (SP). “A expertise da companhia na gestão de clubes e agremiações, assim como em relação às atualizações constantes da legislação, consolidam importantes diferenciais para a adoção da ferramenta pelos clubes que desejam profissionalizar a sua gestão”, afirma Lélio Souza, diretor da TOTVS.

Os sistemas da TOTVS entrarão em funcionamento no Corinthians no início de 2016 e, em breve, o software de gestão poderá ser adotado também na Arena Corinthians, para aumentar a conexão entre o que acontece no estádio e o BackOffice do clube.

Fluig Messaging 

Com o objetivo de tornar a comunicação mais completa e eficiente nas empresas, o Fluig, plataforma de produtividade e colaboração para gestão de processos, documentos e identidades da TOTVS, apresenta o Fluig Messaging, app que possibilita uma nova forma de interação entre as pessoas.marilia-rocca2

Desenvolvido em parceria com a Moxtra, uma das mais promissoras startups de colaboração móvel do Vale do Silício, nos Estados Unidos, o Fluig Messaging é único no mercado corporativo a apostar na força de uma ferramenta de comunicação instantânea e segura.

“O novo card Messaging é fruto da estratégia de agregar ao Fluig integrações (mashups) com as melhores tecnologias de startups internacionais e acelerar a capacidade de inovação da plataforma, tornando-a cada vez mais conectada às necessidades das empresas”, afirma Marilia Rocca, vice-presidente de Plataformas e Cloud.

A iniciativa também contempla um programa de intercâmbio que, semestralmente, envia um grupo de profissionais do Brasil para os EUA para aprimorar as pesquisas e velocidade de novidades trazidas à plataforma. “Assim, proporcionamos a quem aposta no Fluig, acesso às novidades de tecnologia do mundo todo”, completa.

Além do envio de textos e voz, um dos diferenciais do Messaging está na possibilidade de editar imagens, fazer anotações com riquezas de detalhes (escritas ou faladas) e salvar o arquivo como documento, direto na plataforma Fluig. Dessa forma, um gestor, por exemplo, pode conversar com a sua equipe, interna ou externa, de forma mais simples e ágil, mesmo longe do escritório.

O Messaging permite, ainda, criar reuniões virtuais e videoconferências, seja por dispositivos móveis ou desktops. A conversa poderá ser salva como documento dentro do Fluig e acessada quando necessário.

“O aplicativo é um WhatsApp corporativo, com todo o controle de segurança necessário nas empresas, pois permite criar regras para conversas que podem ser individuais ou em grupos, além de outros recursos de edição que não se encontra na versão de mercado”, finaliza a executiva.

Aposta na educação corporativa

O Fluig também passou a incorporar mais de 50 novidades e uma  aposta na educação corporativa, por meio do novo card LMS (Learning Management System), que visa a gestão do aprendizado. O Fluig 1.5 foi lançado ao mercado durante o Universo TOTVS.

Por meio do card LMS, o Fluig passa a oferecer às empresas uma solução completa para capacitação de pessoas. Reutilizando os demais cards já disponíveis da plataforma - como Social, com comunidades, BPM com mecanismos de atribuição e central de tarefas, ECM com gerenciamento e busca de conteúdos e WCM com widgets e customização visual - em prol da produtividade das empresas e do aprendizado, o LMS Fluig traz módulos específicos para Autoaprendizado, Aprendizado Monitorado e Aprendizado Colaborativo, além das opções de Banco de Questões, Avaliações e Feedback.

No módulo de Autoaprendizado, por exemplo, a solução apresenta a opção de Trilhas, onde o aluno pode criar o caminho que deseja percorrer de acordo com as suas habilidades e avaliar o seu conhecimento por meio de pré e pós-testes. Um único conteúdo pode ser reutilizado em diversos treinamentos e disciplinas, de acordo com a necessidade de cada empresa, e ficam dentro de pastas específicas, trazendo flexibilidade e economia na produção de material e atualização de capacitações.

Recriando um ambiente de sala de aula, o módulo Aprendizado Monitorado, pode ser personalizado com atividades diferenciadas de acordo com o perfil da turma. Cada aula tem um prazo determinado para conclusão e pode ser estendida para um ambiente colaborativo.

Com a opção de criar eventos, trabalhos em grupo e comunidades, o módulo Aprendizado Colaborativo proporciona um ambiente propício para a construção do conhecimento com trocas de ideias e experiências por meio de um canal de comunicação moderno, que engaja o aluno da nova geração.

Todos esses recursos estão disponíveis na nova versão da plataforma Fluig, que é compatível com multiformatos de conteúdo. “Quando lançamos a primeira versão do Fluig, há dois anos, tínhamos como objetivo principal ser uma nova interface agnóstica para softwares de gestão empresarial (ERP). No entanto, com a nova versão e seus novos recursos, o Fluig passa a ser uma ferramenta muito mais completa e se torna uma plataforma colaborativa que proporciona às empresas uma nova forma de usar a tecnologia a favor dos negócios e colaboradores”, destaca Gilmar Hansen, diretor de Produto Fluig.gilmar hansen

Além de oferecer a plataforma de treinamento, o Fluig LMS possui também os módulos de avaliações, contendo o Banco de Questões, com o qual é possível criar um repositório de questões inteligentes, separado por assunto e grau de dificuldade.

Para verificar o aproveitamento de cada colaborador, a solução oferece uma gama de avaliações, que podem ser realizadas como pré ou pós-testes, reação ou pesquisa de clima. Com esses recursos, é possível, ainda, obter estatísticas de performance com o módulo Feedback, que permite explorar o desempenho dos alunos em cada questão dentro de uma determinada prova, saber os índices de acertos e a opinião dos alunos em relação à cada uma delas. Tudo para garantir uma capacitação eficiente dos colaboradores.

Gamification

Cada vez mais comum no ambiente corporativo, a Gamificação, termo em português do original Gamification, consiste em uma técnica didática que utiliza jogos eletrônicos para capacitar, desenvolver ou engajar pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização mundial dedicada à formação de padrões técnicos, até 2020, 85% das tarefas diárias serão baseadas em elementos comuns de games.

Com o objetivo de oferecer uma ferramenta moderna para as empresas que desejam aplicar a Gamificação nas tarefas cotidianas, a nova versão do Fluig traz o recurso Gamification, pautado em quatro elementos básicos: meta, regras definidas, recompensa e participação voluntária.

Os profissionais de hoje estão cada vez mais conectados e aprovam iniciativas inovadoras de capacitação e desenvolvimento de carreira. Por isso, o recurso de Gamificação faz sentido em qualquer companhia, de qualquer porte ou segmento. “Desenvolvemos uma plataforma lúdica, com vários recursos e habilidades para que cada empresa crie seu jogo, de acordo com a sua necessidade. Os jogos podem ter diversas dinâmicas com o objetivo de capacitar, desenvolver ou engajar equipes”, explica Gilmar Hansen, diretor de Produto Fluig.

Baseados, essencialmente em regras e recompensas, o processo de Gamificação permite parametrizar diversos objetivos dentro de uma organização, por meio dos jogos onlines. É possível criar um tabuleiro eletrônico com um jogo cuja finalidade é aumentar a produtividade ou a qualidade das tarefas realizadas em um determinado setor de uma empresa.

De forma lúdica, o colaborador que estiver participando do jogo, recebe suas metas individuais e ao ir cumprindo etapas, como entrega de serviço antes do prazo previsto, recebe pontos e evolui rumo à meta proposta. Em cada etapa concluída, pode-se atribuir bonificações e subir no ranking até chegar ao objetivo final, que pode ser a apresentação de um projeto, por exemplo. “A partir do senso de competitividade, mas de maneira lúdica, o colaborador é estimulado a realizar seu trabalho de uma forma mais eficiente e com a possibilidade de registrar cada evolução no desenvolvimento de uma tarefa”, acrescenta Hansen.

A plataforma de Gamification está disponível, gratuitamente, para todos os usuários Fluig. Além da ferramenta, a empresa interessada pode contratar um serviço de consultoria para a criação dos jogos.

Gestão de softwares em nuvem

Outro grande lançamento do evento e da companhia é  a plataforma de gerenciamento de soluções de ERP na nuvem, a Cloud TOTVS. Desenvolvida com o objetivo de otimizar os produtos TOTVS usados no tanto no modelo tradicional como no modelo SaaS (software como subscrição), a nova plataforma é mais uma iniciativa da empresa em oferecer o que há de mais moderno e seguro em computação em nuvem. O lançamento comercial ocorre hoje, 16 de junho, durante o Universo TOTVS, o evento anual mais importante da companhia.

A plataforma Cloud TOTVS tem como característica principal sua aplicação elástica, o que, na prática, significa que o cliente pode ampliar ou reduzir o uso do serviço em nuvem de acordo com a sua necessidade. A flexibilidade no uso permite ao cliente configurar horários ou dia de maior pico de utilização da solução, podendo aumentar ou reduzir o número de usuários a acessar os softwares. Dessa forma, a empresa que optar por rodar suas soluções em cloud com a gestão da nova plataforma, pagará somente pelo que consumir de infraestrutura.

“Com a inovadora plataforma Cloud TOTVS, nossos clientes, além da facilidade de uma alocação segura na nuvem, contam com o diferencial da gestão dessas soluções com maior liberdade e controle. Com essa nova solução será possível usar os recursos com maior previsibilidade e pagar somente pelo que utilizar”, destaca Laércio Cosentino, CEO da TOTVS.

Atualmente, a TOTVS possui mais de 26 mil clientes. Desses, 10% optaram por rodar seus ERPs na nuvem. Com a criação dessa plataforma, o número de clientes a migrarem suas soluções tradicionais, instaladas localmente em seus computadores, para nuvem deve aumentar, já que a plataforma Cloud TOTVS chega ao mercado com o diferencial de ser escalável, dando às empresas a liberdade de usufruírem a infraestrutura ofertada pela TOTVS da forma que ficar melhor em sua rotina de trabalho.

A interface da plataforma é simples e intuitiva. Em segundos, o administrador informa a sua aplicação, número de usuários e picos de uso e a plataforma provisiona a infraestrutura necessária. Além disso, é possível com total autonomia, criar e clonar ambientes em minutos, sem a necessidade de abrir chamados ou interagir com o suporte.

Recentemente, a TOTVS anunciou uma parceria com a Amazon Web Services (AWS) como um primeiro movimento em adotar uma estratégia de nuvem híbrida. E a partir de hoje, os clientes TOTVS podem optar por rodar parte ou a totalidade de suas soluções na nova nuvem, que combina a capacidade computacional do data center da própria companhia e a da nuvem da Amazon Web Services.

A TOTVS oferece serviços de data center há 12 anos. Atualmente, seu centro de dados possui 1,5 mil metros quadrados, 2.5 Megawatts de energia, geradores com autonomia de cinco dias sem reabastecimento, capacidade para atender mais de 8 mil empresas e equipamentos, além de processos alinhados aos padrões para data center contidos na TIA-942. Com a ampliação dos serviços da nuvem da AWS, a TOTVS passa a ofertar centenas e até milhares de servidores disponíveis em minutos aos seus clientes. A previsão da companhia, nos próximos anos, é de homologar novas empresas que ofertem infraestrutura na nuvem.

 

Share This Post

Post Comment