Cidades-sede da Copa do Mundo terão Centros Integrados de Comando para Segurança Pública

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), ligada ao Ministério da Justiça, anunciou a implementação de 27 Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CiCCM) que integrarão as ações de Segurança Pública para a Copa das Confederações 2013, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, entre outros grandes eventos que acontecerão no Brasil nos próximos anos. Os centros móveis (CiCCMs), desenvolvidos pelo Consórcio Rontan e Medidata e suas subcontratadas IBM e Cisco, são veículos (caminhões) adaptados e equipados com sistemas de comunicações, vídeo monitoramento e uma plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos. Eles podem abrigar até 16 profissionais em seu interior.

Os caminhões funcionarão como postos avançados de comando e controle, a partir dos quais agentes de diferentes Órgãos Públicos como: Polícia Federal, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil dos Estados coordenarão esforços em conjunto e terão acesso a informações integradas, agilizando a capacidade de resposta em relação a incidentes, ou possíveis ameaças à Segurança Pública de cada cidade.

Os operadores poderão visualizar, monitorar e analisar as informações para ajudar na tomada de decisões rapidamente em situações de emergência e risco. Os centros móveis (CiCCMs) serão capazes de monitorar e dar suporte a toda operação de segurança dos jogos nas Arenas, Fan Fests, hotéis e deslocamentos de delegações, além de atuarem em incidentes  em ocorrências não programadas que possam afetar as áreas de interesse operacional, aeroportos, locais de grande circulação e aglomeração de pessoas e rotas programadas.

Esses centros móveis (CiCCMs) são equipados com uma completa infraestrutura de tecnologia da informação, sistemas de comunicações e vídeo monitoramento que permite monitoramento em tempo real, por meio de imagens das câmeras térmica e visual, instaladas no próprio caminhão, sistemas de comunicações via rádio, micro-ondas  e telefonia entre os operadores do centro e as equipes de campo, além de tecnologias inteligentes especialmente desenhadas para a gestão de grandes eventos.

A Rontan, como fabricante e adaptadora de Veículos Pesados embarcou o Sistema de Sinalização Acústica/visual, os Sistemas de Comunicações e dados de Missão Crítica, o Sistema de Vídeo Monitoramento e integrou toda esta tecnologia para ter mobilidade e atender às diversas formas de operações tanto para os Grandes Eventos como as necessidades de Segurança Pública dos Estados.

 

No projeto elétrico tudo foi pensado para que o CiCCM tenha autonomia mínima de 08 horas com conforto e segurança para o trabalho de todos.  Equipados com controle de acesso biométrico, ar condicionado, banheiro e copa, 15 das 27 unidades terão avanço lateral com sala de reuniões para o alto comando.  Os mastros telescópicos proporcionam visão de 15m acima do solo, às câmeras normais e térmicas instaladas no topo do mastro, para auxiliar no controle das operações.  O Sistema de Link Móvel (micro ondas auto apontável) permite a conexão de todos os equipamentos instalados no CICCM (computadores e câmeras), a um Centro Fixo

Um painel digital será responsável pela divulgação das ocorrências e orientações quando necessário.  Esta parceria de sucesso tem muito orgulho em proporcionar o primeiro modelo de CiCCM no Brasil e contribuir para o avanço da Segurança Pública no país.

A Medidata Grupo Amper foi responsável por unir todos os sistemas de tecnologia da informação e processos envolvidos no projeto. A empresa liderou o trabalho conjunto entre os parceiros de tecnologia, afim de que todas as diferentes plataformas conversassem de forma harmoniosa, transformando o veículo efetivamente em um Centro Integrado de Comando e Controle.  Foram implantados múltiplos sistemas: servidores, sistema de telefonia, infraestrutura de rede, com switch, roteador, controladora wireless, access points, sistema de integração de comunicação, soluções de inteligência, vídeo monitoramento e controle operacional, computadores e periféricos, tais como impressoras e televisores.

A IBM contribuirá com sua experiência com Cidades mais Inteligentes e com tecnologia de análise de dados para criar uma plataforma integrada que oferece inteligência para os agentes de segurança pública. Com a solução será possível obter informações necessárias para identificar rapidamente possíveis incidentes, melhorar a identificação de ameaças e capacitar os operadores a responder mais rapidamente a situações adversas. A IBM proverá seu software Intelligent Operations Center, capacidades de análise de vídeo e uma solução robusta e escalável de armazenamento de dados.

A Cisco proverá as tecnologias de comunicação e colaboração do sistema, incluindo roteadores e switches de alta perfomance, pontos de acesso Wi-Fi internos e externos, sistema de telefonia IP, além da plataforma IPICS - Cisco IP Interoperability and Collaboration System - que permitirá a interligação de forma rápida e confiável de todos os sistemas legados de rádiocomunicação e telefonia das agências envolvidas na gestão da segurança dos eventos.

“O centro móvel nos permite ter a gestão de uma operação em locais específicos. Nos grandes eventos, teremos uma grande operação de segurança em toda a cidade, mas há pontos sensíveis em que poderemos deslocar um braço das ações para lá”, explica o secretário da Sesge, Jacinto Valdinho Caetano.

“Os Caminhões que a Rontan produziu com toda esta tecnologia de ponta, embarcada, demonstra a capacidade que a Indústria Brasileira tem de  executar Projetos de altíssima complexidade cumprindo prazos atendendo a todos os requisitos contratados demonstrando a confiança que o Governo Federal depositou no Consórcio.

O outro fato emblemático para o Grupo Rontan é que e menos de um ano da inauguração da planta de Veículos Pesados na cidade de Tatuí SP estamos entregando a tempo os caminhões para serem utilizados na Copa das Confederações” explica o Eng. José Carlos Bolzan, Vice Presidente do Grupo Rontan.

“Estamos orgulhosos de participar desta importante ação de segurança pública dirigida pela Sesge. A Medidata grupo Amper pode, em conjunto com importantes parceiros, arquitetar, implementar em tempo uma solução técnica avançadíssima dentro dos atuais padrões internacionais de segurança. Esta ferramenta de controle e comunicação é um significativo passo na melhoria da segurança para as Cidades em quaisquer circunstâncias.”, diz João Lara, CEO Medidata grupo Amper.

"A IBM tem ajudado a cidade do Rio de Janeiro com suas capacidades de Cidades mais Inteligentes desde 2010. Acreditamos que uma liderança forte, junto com sofisticadas tecnologias móveis, sociais, de computação em nuvem e Big Data podem ajudar a transformar o modo como as cidades operam atualmente. Temos o prazer de trabalhar com o Brasil nessa importante  iniciativa que visa promover um avanço significativo às ações de segurança pública do País com a chegada de alguns dos eventos mundiais mais esperados dos próximos anos", afirma Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil.

“O centro móvel será fundamental para a gestão da segurança durante os grandes eventos ao reunir o que há de mais eficaz em tecnologia para respostas rápidas à incidentes e ameças. A Cisco tem uma sólida experiência neste assunto auxiliando Governos e cidades ao redor do mundo com soluções para comunicação rápida e eficiente”, afirma Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.

Share This Post

Post Comment