CIO x CMO: Transformação Digital desafia ambos os cargos

CIO x CMO: Transformação Digital desafia ambos os cargos

O papel do diretor de tecnologia (CIO) tem sido muito questionado nos últimos anos. Esse executivo corre o risco de perder a importância que já teve porque não está sendo muito rápido para assimilar a chegada de novas tendências que têm como base a informação dispersa fora da estrutura proprietária de TI e também não está conseguindo lidar com o fortalecimento do cliente final como agente de mudanças. Em muitos casos, dizem alguns especialistas, o CIO perderia espaço para o CMO (diretor de marketing), já que esse conhece melhor esses novos paradigmas.

Mas a nova fase da tecnologia, chamada de Transformação Digital, não é um mar de rosas para o CMO também. O estudo "The Rise of the Marketer – Western Europe”, realizado pela revista The Economist, mostra que há desafios enormes também para o marketing se ele quiser ser a nova estrela da companhia nesse mercado em plena revolução do big data, analytics, cloud, mobilidade e social business.

- A Transformação Digital e seus impactos nos negócios é o tema principal do  ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Três quartos dos CMOs pesquisados acreditam que seu papel será completamente diferente daqui a alguns anos. Eles deixarão de cuidar de publicidade na mídia e ações de branding. Sua função principal será voltada para e-commerce, retenção do cliente e cross-selling. Entre os paradigmas mais complexos para mudar, segundo os CMOs pesquisados, está a virada do marketing tradicional para o marketing digital.

É a Transformação Digital mostrando a que veio. Parece não haver quem fique livre de seu impacto.

Share This Post

Post Comment