Bancos se preparam para novo cenário macroeconômico

Começa hoje o  Ciab FEBRABAN 2012, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Na  solenidade de abertura, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN, Luis Antonio Rodrigues, presidente da comissão organizadora do Ciab FEBRABAN e diretor de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN abriram a grade do evento e o secretário do Estado Júlio Semeghini, da pasta de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Com a definição de novos patamares de juros e spreads, junto aos investimentos em tecnologia de conveniência e relacionamento, os bancos consolidam sua função de canalizar recursos para financiar a produção e expandir a inclusão bancária. “Assim como ocorreu na passagem da hiperinflação para a estabilidade, espera-se agora que a convergência das taxas para níveis internacionais crie espaço para novos produtos e forma de operar”, comparou Murilo Portugal.

Murilo Portugal lembrou que a partir de 2004, com a redução da relação dívida/PIB e medidas microeconômicas de fomento ao crédito, houve um aumento de 64% no número de contas ativas e uma expansão de 20% ao ano no crédito. “Esse cenário e os ganhos de eficiência foram indutores da bancarização. Hoje, esse crescimento continua e agora temos a perspectiva de uma taxa de juros de 1 dígito, que migra para a média internacional. A Febraban compartilha essa meta de ter taxas e spreads menores, e já vemos várias ações de redução das margens”, afirmou.  Júlio Semeghini destacou que o setor bancário tem sido fundamental tanto para o desenvolvimento de novas tecnologias quanto para a formação de público preparado para as inovações. Nesse contexto, o secretário destaca as limitações da infraestrutura de banda larga como o grande gargalo para serviços digitais. “O setor público se informatiza muito internamente, em  locais escolas ou nas delegacias. Mas quando o cidadão chega em casa, falta conexão para utilizar ao máximo os serviços”, constata.

Gilberto Kassab enfatizou os efeitos da tecnologia na qualidade de vida dos cidadãos. “Quando alguém tem a possibilidade de pagar uma conta ou acessar um serviço por Internet ou no celular, isso significa que a mãe terá mais tempo para os filhos, que o cidadão poderá fazer uma ginástica, além do ganho de comodidade e segurança”, observa. Em seguida, foi realizado o painel “A importância da TI no Desenvolvimento do sistema financeiro”, com Roberto Setubal, presidente executivo do Itaú Unibanco.

Na parte da tarde, o evento faz o painel “ArchiTechs: How to Live, Govern & Learn in a Hyper-connected World”, com Rahaf Harfoush. A especialista em mídias sociais fez parte da campanha de comunicação de Barack Obama pela presidência dos EUA e, em março de 2009, foi uma das diretoras do desenvolvimento da plataforma on line do Foro de Davos (Suíça).

149 empresas expositoras

Uma das novidades do Ciab FEBRABAN é a presença de 31 empresas estrangeiras, aumento de 30% em relação ao ano passado. Ao todo, são 149 empresas expositoras que cobrem a área recorde de exposições de 4.500 m².

O Ciab FEBRABAN será realizado nos  dias 20, 21 e 22 de junho, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Entre as empresas expositoras presentes estão as principais  fornecedoras de Tecnologia da Informação (TI) do mundo, tais como: Diebold, EMC, HP, IBM, Itautec, NTT Data, Perto, Microsoft, Oracle, Fujitsu, Bull, CA, SAP, Talaris e muitas outras. O congresso Ciab FEBRABAN 2012 tem como tema central a “Sociedade Conectada” e atraiu para seus 28 paineis de discussões 110 especialistas em palestras e debates.

Ciab FEBRABAN

O Ciab FEBRABAN é a maior exposição de TI (Tecnologia da Informação) do País e um dos maiores congressos de bancos do mundo. Sua edição 2011 registrou no recinto de exposições 18,4 mil visitantes, ante 16 mil em 2010; já o congresso somou 1,8 mil participantes (representando bancos brasileiros e de mais 27 países), acréscimo de 20% sobre os 1,5 mil de 2010.

SERVIÇO

XXII Ciab FEBRABAN

Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras

20, 21 e 22 de junho de 2012, em São Paulo, no Transamérica Expo Center

Organização: FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

Share This Post

Post Comment