Serasa Experian concluiu o processo de reformulação da infraestrutura de TI virtualizada do seu CPD, responsável pelo processamento de mais de 4 milhões de consultas de crédito por dia. Entre os objetivos da atualização tecnológica está garantir a agilidade dos serviços oferecidos aos clientes.
Segundo Carlos Rebelato de Alcântara, gerente corporativo de Sistemas Operacionais e Storage da Serasa Experian, “a virtualização dos servidores da empresa teve início em 2006 e passou por atualização em 2010”. Otimizar a ocupação de espaço físico por centenas de servidores, a infraestrutura e o consumo de energia elétrica eram as principais necessidades da Serasa Experian.
“A consolidação do ambiente do CPD era necessária, mas os moldes convencionais de arquitetura de TI não se mostravam eficazes para isso. A virtualização foi a melhor alternativa por conta da otimização do uso dos servidores”, explica Alcântara. Hoje, o índice de virtualização na empresa atingiu 17 máquinas virtuais para cada uma física, o que resultou em 80% do parque de servidores virtualizado. São 773 servidores virtualizados em 47 máquinas físicas.