IBM Brasil inaugura centro de suporte focado em soluções de colaboração

A IBM anuncia a inauguração de um centro de suporte no Brasil, localizado em São Paulo, que será responsável pelo atendimento de ocorrências de softwares de colaboração na América Latina. O centro terá como objetivo auxiliar as organizações no suporte de soluções colaborativas. Além do uso interno, para conectar equipes remotamente motivando o compartilhamento de conhecimento, as soluções podem também ser utilizadas para otimizar contato com fornecedores e clientes, inserindo as empresas no mundo do Social Business, uma tendência no mercado mundial.

Para motivar a inovação e a competitividade através do compartilhamento de conhecimento, empresas de todo mundo têm adotado softwares colaborativos. Com a globalização e a tendência de conexão remota, que faz com que as corporações tenham equipes cada vez mais distribuídas geograficamente, novos meios de comunicação têm sido desenvolvidos para permitir a interação corporativa. Segundo o CEO Study 2012, 98% dos CEOs citaram inovação através da colaboração como principal prioridade de suas empresas. O estudo também mostrou que 90% dos profissionais trabalham fora da matriz, enquanto 60% estão baseados em lugares diferentes de seus gerentes.

A iniciativa englobará o suporte às principais soluções com foco em colaboração da IBM como, por exemplo, os softwares IBM Connections, IBM WebSphere Portal, IBM Domino e IBM Sametime (aplicativo de mensagens instantâneas). “A experiência da IBM no mercado de Colaboração e o compromisso contínuo com a evolução da plataforma trazem um novo modelo de Social Business, que promove colaboração imediata, independente da localização ou do fuso horário em que a pessoa se encontra”, explica Fábio Scopeta Rodrigues, Diretor do Laboratório de Software da IBM Brasil. O novo centro brasileiro de negócios e apoio a clientes se une aos outros seis existentes no mundo, localizados na América do Norte, Dublin, Japão, China, Índia e Filipinas.

 

Social Business

 

Social Business é considerado um dos grandes desafios das corporações para os próximos anos, principalmente quando aliado à computação em nuvem e mobilidade. “A colaboração dentro das empresas tem trazido resultados relevantes para os negócios, quando utilizada de forma estratégica. O conceito tem como premissa conectar redes de clientes, parceiros e funcionários e, através da análise dos dados, coletar insights dessas ligações, utilizando o conhecimento para otimizar o negócio”, afirma Fábio.

Entre os principais benefícios do Social Business está sua abordagem estratégica para a formação de uma cultura corporativa, o que inclui o desenho de processos de negócios, gestão de riscos, desenvolvimento de liderança, controle financeiro e utilização de ferramentas analíticas. “Adotar esta prática pode ajudar uma organização a aprofundar seu relacionamento com os clientes, agilizar o desenvolvimento e compartilhamento de novas ideias, identificar tendências, além de criar uma força de trabalho mais inteligente e eficiente”, finaliza.

 Entre as principais soluções desenvolvidas pela IBM para promover a colaboração empresarial estão:

 

IBM Connections: plataforma de software social, integrada e segura, que permite às empresas envolver as pessoas certas, impulsionar a inovação e entregar resultados. Oferece análises sociais e métricas, podendo ser acessada de qualquer dispositivo móvel. Pode ser implementada internamente, na nuvem e em ambientes híbridos.

IBM WebSphere Portal: sistema integrado, diferenciado e personalizado de experiência na web. Permite o gerenciamento de conteúdo, mobilidade e colaboração, com administração e usabilidade simplificadas, padrões abertos, alto desempenho, segurança e escalabilidade, ajudando as corporações a aderirem ao Social Business, a um custo reduzido de implementação.

IBM Domino: plataforma para hospedagem de aplicativos de Social Business a um baixo custo total de propriedade. Confiável, dotada de soluções de colaboração social, escalável e segura, a plataforma ajuda as organizações a acelerar as operações de negócios, melhorar tomada de decisão e aumentar a produtividade.

IBM Sametime: solução de colaboração instantânea e remota, utilizando voz, dados e vídeo. Considerada a evolução das comunicações unificadas, pode ser integrada às aplicações de uso diário, permitindo fácil acesso às mensagens instantâneas corporativas, realização de reuniões online, videoconferência, entre outras ações.

 

Share This Post

Post Comment