Desde que o termo “Internet das Coisas” foi criado em 1999, tem havido muito barulho em torno dele e seu impacto em nossas vidas pessoais e empresariais.
Desde a maneira como compramos e viajamos até a maneira como os fabricantes monitoram e gerenciam o estoque até a maneira como os agricultores acompanham seu gado, a IoT transformou a vida em muitas áreas e passou de uma visão maluca para uma realidade essencial.
Tudo isso pode ser atribuído a fatores de desenvolvimento, como o surgimento da computação ubíqua, o uso extensivo do protocolo de internet (IP), o avanço contínuo da análise de dados e muito mais. O Gartner previu que até 2020, cerca de 20,4 bilhões de dispositivos estariam conectados à IoT. Até certo ponto, porém, continua sendo um conceito obscuro, apesar dos benefícios que oferece.
O que é a Internet das Coisas?
Em termos simples, a IoT é um universo gigante e conectado digitalmente de bilhões de dispositivos físicos em todo o mundo; “coisas” que coletam e compartilham dados sobre como são usados e o ambiente ao seu redor. Esses objetos são incorporados com conectividade à Internet, software, sensores e outros hardwares que permitem que eles se conectem e troquem dados com outros sistemas e dispositivos pela web.
A IoT estende o poder da Internet além de smartphones e computadores para objetos domésticos comuns, como lâmpadas, fechaduras, micro-ondas inteligentes, dispositivos de fitness vestíveis, ferramentas industriais sofisticadas e carros autônomos, proporcionando a eles um grau mais alto de recursos analíticos e de computação.
Como a automação RPA está conectando os dispositivos IoT?
A IoT tem muitos usos; no entanto, depende das principais tecnologias e componentes para conectar dispositivos à Internet, como:
- Sensores para coletar os dados do ambiente para que o sistema IoT os processe
- Conexão e identificação do dispositivo ao sistema IoT por meio de um endereço IP
- Atuadores que permitem que os dispositivos ajam com base em dados de seus próprios sensores e feedback da rede
- Gateway IoT para conectar dados de diferentes dispositivos para alcançar a nuvem. Ele também traduz os protocolos dos dispositivos em um protocolo padrão e filtra dados desnecessários dos dispositivos.
- A nuvem , onde todos os dados dos dispositivos IoT são coletados e processados por software
- Interface do usuário , de onde os usuários obtêm os dados dos dispositivos para que possam fazer os comandos necessários que os dispositivos precisam executar
A automação une todos esses componentes e garante que os processos funcionem sem problemas sem o envolvimento de um ser humano.
As vantagens da automação em IoT
A automação oferece muitas vantagens para seus processos de negócios usando IoT.
Maior tempo de atividade
O tempo de atividade refere-se a quanto tempo sua empresa está aberta ou em execução. Os funcionários entram e saem em horários específicos, portanto, a menos que seus turnos se sobreponham, sua empresa estará aberta apenas por um número específico de horas todos os dias.
Quando seus processos de negócios são automatizados, não há restrições de tempo, para que seus negócios possam funcionar 24 horas por dia. Seus funcionários não terão que se concentrar em tarefas repetitivas e manuais, liberando-os para trabalhos de nível superior.
Nas fábricas, onde os engenheiros consertam falhas em máquinas ou outros dispositivos, a automação pode economizar tempo e custos de eficiência porque os bots de software podem identificar a origem exata da falha e notificar os engenheiros para que possam corrigi-la rapidamente e colocar as coisas em funcionamento.
Eficiência operacional
Na cadeia de suprimentos e no gerenciamento de ativos, a automação e a IoT trazem inteligência por meio de sensores e tecnologias de digitalização. Isso ajuda as empresas a melhorar as tecnologias existentes, como códigos de barras, complementando-as com identificação passiva por radiofrequência (RFID), como etiquetas de rastreador para realizar contagens de ciclos ou um sistema de posicionamento global (GPS) para gerenciamento de equipamentos e frota.
Funcionalidade de construção eficiente
Os edifícios de escritórios também podem se tornar mais eficientes automatizando sua funcionalidade em termos de requisitos ambientais, como iluminação, controle de umidade e muito mais.
Depois que os bots aprendem os hábitos e preferências dos trabalhadores em cada parte do prédio, não há necessidade de programar os dispositivos inteligentes para funcionar. As luzes acenderão quando necessário e a temperatura ideal será aplicada com base no ambiente, levando a uma economia significativa de custos na conta de serviços públicos.
Melhore a conformidade de segurança
A IoT facilita a segurança no local de trabalho de várias maneiras. Existem vários ativos no local de trabalho que, se equipados com sensores, podem detectar falhas iminentes de peças e alertar o pessoal de manutenção para evitar lesões de funcionários em circunstâncias evitáveis.
Para empresas que lidam com produtos perecíveis – seja uma empresa de produção ou uma empresa de varejo – a IoT e a automação permitem uma melhor conformidade, garantindo que os produtos alimentícios refrigerados não excedam ou fiquem abaixo dos regulamentos da FDA sobre limites de temperatura. Eles podem ajudar a garantir que os clientes obtenham produtos adequados para consumo humano e permitir uma resposta oportuna a quaisquer problemas que surjam para evitar recalls.
Em fábricas onde os fabricantes automatizam relatórios e diagnósticos de manutenção, a solução combinada de automação e IoT pode fornecer informações sobre cada aspecto do processo de fabricação para reduzir acidentes e aumentar a eficiência.
Reforce o controle de acesso
A IoT e a automação podem trabalhar juntas para alimentar os sistemas de segurança . Uma solução combinada pode reconhecer funcionários autorizados e desbloquear e trancar portas de instalações de alto risco, como cofres de bancos. As tecnologias também podem restringir ou conceder privilégios para operar máquinas específicas.
Dessa forma, a IoT e a automação ajudam a lidar com conformidade, eficiência, segurança e outros problemas de longa data.
Aprimore os insights do cliente
Para empresas de varejo, sensores e sinalizadores de localização podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento do cliente, ao mesmo tempo em que ajudam os clientes de várias maneiras, como fornecer instruções para navegar na loja ou encontrar os produtos desejados.
Aumente as conversões
As tecnologias de geofencing e localização podem fornecer informações que as empresas podem usar para ver as áreas com mais tráfego na loja e tomar melhores decisões sobre estoque, layout e promoções de produtos digitais e na loja. Eles também podem revelar os tipos de clientes que visitam o local em diferentes horários do dia, durante todo o ano.
Melhorar as operações no setor público
Para governos e setores relacionados a serviços, a IoT e a automação podem oferecer inúmeros benefícios. As concessionárias do setor público podem usar aplicativos habilitados para IoT para ajudar a lidar com o tráfego, a governança da cidade, a segurança pública e o gerenciamento de recursos .
Benefícios de saúde
Os dispositivos IoT podem ajudar médicos e outras equipes médicas a monitorar seus pacientes remotamente, especialmente se estiverem em condições perigosas. Eles também podem ajudar os administradores do hospital a monitorar ativos, por exemplo, determinando a disponibilidade de leitos hospitalares.
Benefícios na agricultura
Os agricultores – especialmente aqueles com operações em grande escala – podem aplicar soluções agrícolas inteligentes para monitorar campos de cultivo usando sensores e automatizar sistemas de irrigação de qualquer lugar. Os proprietários de gado podem utilizar aplicativos de IoT sem fio para obter dados sobre a saúde e o bem-estar de seu gado, inclusive quando estão doentes, para evitar a propagação de doenças ou quando estão prestes a dar à luz e onde podem ser encontrados .
Benefícios para os consumidores
Os consumidores também têm muito a ganhar com a automação e a IoT. De wearables, como smartwatches ou rastreadores de fitness, que ajudam os usuários a entender melhor sua saúde, a alto-falantes inteligentes, como o Google Home, que facilitam a obtenção de informações, o ajuste de cronômetros ou até mesmo a reprodução de música.
Na cozinha, geladeiras inteligentes enviam alertas sobre estoque disponível, lâmpadas inteligentes fazem parecer que você está em casa quando não está, plugs inteligentes economizam energia e reduzem custos e termostatos inteligentes aquecem a casa antes de você voltar.
Esses são apenas a ponta do iceberg, porque os usos potenciais da IoT e da automação são quase ilimitados.
Publicado originalmente em SicoloS