Fraude documental: saiba como blindar seu negócio

Fraude documental: saiba como blindar seu negócio

A fraude documental é um dos maiores crimes do mundo e custa bilhões de dólares à economia global a cada ano. Trata-se de um delito praticado por inúmeras razões, como permanência em um país de forma ilegal, fugir de prisões, obter lucros, produtos ou serviços em nome de outra pessoa ou empresa.

Com o avanço da transformação digital, a fraude de documentos no meio eletrônico aumentou. Segundo a PwC’s Global Economic Crime and Fraud Survey 2022, 48% das organizações sofreram com fraude, corrupção ou outro crime financeiro nos últimos 24 meses. Portanto, se por um lado a internet e o onboarding digital tornaram mais eficientes a operação e a gestão de bancos e instituições financeiras, por outro também podem facilitar ações criminosas.

As organizações estão utilizando técnicas de segurança para combater a fraude de identidade para proteger seus negócios das práticas sofisticadas dos fraudadores. Neste post, conheça os principais problemas causados pela fraude documental e saiba o que fazer para blindar a sua empresa.

O que é fraude documental e quais suas consequências para as organizações

Uma fraude documental ocorre quando o documento original é alterado com o intuito de enganar terceiros e obter benefícios ilícitos ou indevidos, como dinheiro em nome de outra pessoa ou empresa.

Em bancos e instituições financeiras, esse tipo de fraude envolve, geralmente, o roubo ou a falsificação do documento de identidade. As alterações podem ser simples — como a mudança da data de nascimento ou data de validade — ou mais complexas, como a produção de um documento em branco a partir do documento original.

Empresas de outros segmentos também são alvo de ações semelhantes. Companhias aéreas, por exemplo, precisam lidar com as tentativas de fraude na oferta do staff travel — benefício que permite a compra de passagens aéreas com desconto por familiares de colaboradores. Os operadores da esteira nos aeroportos são assediados para que cadastrem outras pessoas como beneficiárias do programa. Identificar a fraude manualmente é mais difícil, salvo quando ocorrem erros grosseiros como o cadastro de “filhos” mais velhos que os pais.

São crimes que ocorrem todos os dias, e que resultam não apenas em prejuízos financeiros para os ludibriados, mas também em danos morais. Mesmo sendo um delito severamente punido por lei, sua ocorrência está se tornando frequente.

A fraude de documentos também é prejudicial para as organizações e governos, que precisam gastar significativas quantias para recuperar os danos causados pelos criminosos. Por isso, cresce a implantação de tecnologias para oferecer maior segurança às operações financeiras online, especialmente na etapa de identificação remota, como Facematch (Reconhecimento Facial),  Visual Recognition Optical Character Recognition (OCR).

Problemas causados pela fraude documental

Além de perdas financeiras, os problemas causados pela fraude de documentos envolvem a perda de credibilidade no mercado e até mesmo multas e punições do governo, tais como:

Sanções administrativas: ao não verificar a identidade e elegibilidade de um cliente (ou de um colaborador), sua organização pode ser alvo de multas, condenações ou cancelamento do credenciamento.

Prejuízos financeiros: os materiais, contratos ou serviços disponibilizados a alguém que agiu de forma ilícita, impedem a recuperação dos lucros cessantes em termos de volume de negócios.

Perda de credibilidade: a ocorrência de fraude documental implica, ainda, em prejuízos à imagem e reputação de qualquer grande empresa, o que pode dificultar a fidelização de clientes.

O que fazer para proteger seu negócio e seus clientes

Muitas falsificações são de baixa qualidade e simples de detectar. No entanto, os criminosos estão desenvolvendo suas técnicas e melhorando a qualidade dos documentos fraudados.  Quando uma identidade original é apresentada por uma pessoa que não é a legítima titular, o desafio pode ser ainda maior.Por isso, a verificação  da identidade de seus clientes deve prever o cruzamento de diferentes informações, tais como Facematch e Computer Vision. O Facematch é uma aplicação para verificação de semelhança — com uso de IA — e detecção de irregularidades.  A tecnologia compara a selfie do solicitante com a foto do documento, comprovando a identidade. O computer vision, consegue analisar a validade da selfie e do documento com base em uma série de premissas, detectando irregularidades tais como um olhar desviado ou até mesmo uma terceira pessoa numa foto. 

Veja o que fazer para blindar sua organização e seus clientes:

1. Observe as características do documento

Os fraudadores estão cada vez mais eficientes na fraude documental, e conseguem apresentar documentos falsos muito similares aos originais. Por isso, seus colaboradores devem conhecer características específicas de cada documento para identificar qualquer pequena irregularidade.

É preciso atentar para:

Qualidade e tipo do papel/plástico do documento;

Posição e tamanho de brasões, símbolos e campos de texto;

Data de nascimento, assinatura, sexo e fotografia do titular;

Numeração e órgão de expedição do documento;

Cores, marcas d’água, hologramas, adesivos metalizados e impressos em relevo.

A utilização de um sistema de verificação com a tecnologia Computer Vision — ou Visual Recognition — pode otimizar esse trabalho. A solução de Inteligência Artificial (IA) identifica automaticamente irregularidades em documentos, como CNH e RG.

2. Solicite mais documentos

Para verificar a legitimidade de um documento de identificação, você precisa cruzar dados. Sua equipe deve, então, solicitar outros documentos para criar o maior conjunto de informações possível que permita confirmar sua identidade. Se tiver alguma dúvida sobre a veracidade dos dados, questione o cliente .
Para otimizar esse processo, você pode contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR). A solução permite a extração de informações capturadas de uma imagem — como o número do RG —, e sua conversão em um conteúdo legível e editável, facilitando, assim, a consulta às informações.

3. Verifique a validação

Quando um cliente faz a solicitação de um serviço online, certifique-se de que não existam fraudes na validação da identidade. No acesso à sua plataforma, verifique a autenticação da chave de segurança dos documentos online, assim como a integridade de assinaturas digitais e selfies.

O Facematch é ideal para detectar irregularidades na selfie do cliente. A aplicação compara diversos pontos da selfie com a foto de documentos para, dessa forma, confirmar a identidade.

Preparado para proteger seu negócio da fraude documental? O onboarding digital ajuda empresas de diversos setores a evitar esse problema

Empresas de diversos setores podem se beneficiar dessa solução. Na área da saúde, a autorização de exames, o cadastro de pacientes e as solicitações de planos de saúde se tornam mais seguras e ágeis. Já as seguradoras podem garantir a integridade de processos, como o cadastro para compra de moeda, cadastro do tomador e corretora e a solicitação de sinistro.

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Publicado originalmente em Stoque

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