Pesquisa aponta que investimentos em Inteligência Artificial estão entre as prioridades estratégicas para as empresas brasileiras

Pesquisa aponta que investimentos em Inteligência Artificial estão entre as prioridades estratégicas para as empresas brasileiras

Setor de telecomunicações se adapta à nova realidade e se prepara para o futuro

A Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas. Segundo a consultoria alemã Statista, o mercado global de IA deve crescer 28% ao ano e movimentar 643 bilhões de dólares até 2030. No Brasil, dados da 4ª edição da pesquisa da Bain & Company apontam que 25% das organizações já utilizam a tecnologia de alguma forma, mais do que o dobro do registrado em 2024, que foi de 12%.

A IA generativa, por exemplo, tem potencial para interferir diretamente na economia global. Segundo o Goldman Sachs, um dos maiores grupos financeiros do mundo, a tecnologia seria capaz de aumentar em US$7 trilhões o PIB global, além de ampliar a produtividade em 1,5%, em um período de 10 anos. Essas projeções demonstram que o Brasil, caso mantenha o ritmo atual, terá um crescimento de mais de 350% na próxima década.

Outros dados importantes levantados pela pesquisa mostram também que 67% das empresas entrevistadas colocam a Inteligência Artificial entre as cinco prioridades estratégicas ainda para 2025. Para 17% das companhias, a IA já representa o principal destino de investimentos. O estudo indica que empresas que adotaram a IA generativa registraram aumento médio de 14% na produtividade.

No setor de telefonia, o uso da IA pode ser feito por meio de diversas frentes, aumentando as interações humanas, melhorando a experiência dos clientes e, consequentemente, trazendo mais agilidade na resolução de problemas. De acordo com a consultoria Valuates, as projeções de crescimento do mercado global de IA em telecomunicações apontam para um faturamento de US$14,99 bilhões até 2027.

Para Kathia Alves, CEO e fundadora da VIP Solutions, empresa especializada em telefonia Voip, esse turbilhão de transformações que a indústria de telecomunicações atravessa incentiva as empresas do setor a serem mais eficientes e inovadoras. “Essa revolução tem contribuído com recursos valiosos para o nosso mercado. Estamos sempre buscando por mais vantagens competitivas e trabalhando para a descoberta de novas possibilidades na oferta de serviços”, afirma.

Um desses serviços, segundo Kathia, é a transcrição precisa de chamadas, recurso que ajuda no atendimento ao cliente e também possibilita a análise de desempenho dos atendentes . Além disso, muito em breve, será possível detectar fraudes com o recurso da análise de voz. Esses recursos fazem da Inteligência Artificial uma importante aliada na resolução de falhas e na criação de alternativas para uma melhor experiência do cliente.

Imagem: https://pt.vecteezy.com/foto/24308274-digital-tecnologia-fundo-ilustracao-ai-generativo

Share This Post

Post Comment