Setor de telecomunicações se adapta à nova realidade e se prepara para o futuro
A Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas. Segundo a consultoria alemã Statista, o mercado global de IA deve crescer 28% ao ano e movimentar 643 bilhões de dólares até 2030. No Brasil, dados da 4ª edição da pesquisa da Bain & Company apontam que 25% das organizações já utilizam a tecnologia de alguma forma, mais do que o dobro do registrado em 2024, que foi de 12%.
A IA generativa, por exemplo, tem potencial para interferir diretamente na economia global. Segundo o Goldman Sachs, um dos maiores grupos financeiros do mundo, a tecnologia seria capaz de aumentar em US$7 trilhões o PIB global, além de ampliar a produtividade em 1,5%, em um período de 10 anos. Essas projeções demonstram que o Brasil, caso mantenha o ritmo atual, terá um crescimento de mais de 350% na próxima década.
Outros dados importantes levantados pela pesquisa mostram também que 67% das empresas entrevistadas colocam a Inteligência Artificial entre as cinco prioridades estratégicas ainda para 2025. Para 17% das companhias, a IA já representa o principal destino de investimentos. O estudo indica que empresas que adotaram a IA generativa registraram aumento médio de 14% na produtividade.
No setor de telefonia, o uso da IA pode ser feito por meio de diversas frentes, aumentando as interações humanas, melhorando a experiência dos clientes e, consequentemente, trazendo mais agilidade na resolução de problemas. De acordo com a consultoria Valuates, as projeções de crescimento do mercado global de IA em telecomunicações apontam para um faturamento de US$14,99 bilhões até 2027.
Para Kathia Alves, CEO e fundadora da VIP Solutions, empresa especializada em telefonia Voip, esse turbilhão de transformações que a indústria de telecomunicações atravessa incentiva as empresas do setor a serem mais eficientes e inovadoras. “Essa revolução tem contribuído com recursos valiosos para o nosso mercado. Estamos sempre buscando por mais vantagens competitivas e trabalhando para a descoberta de novas possibilidades na oferta de serviços”, afirma.
Um desses serviços, segundo Kathia, é a transcrição precisa de chamadas, recurso que ajuda no atendimento ao cliente e também possibilita a análise de desempenho dos atendentes . Além disso, muito em breve, será possível detectar fraudes com o recurso da análise de voz. Esses recursos fazem da Inteligência Artificial uma importante aliada na resolução de falhas e na criação de alternativas para uma melhor experiência do cliente.
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