Governos e serviços públicos apresentam vulnerabilidades na proteção de dados, detecta pesquisa da Arcserve

Arcserve lançou hoje novo segmento de sua Pesquisa Global* anual feita de forma independente. Desta vez o foco é a abordagem e as experiências dos departamentos de TI dos Governos com ransomware e as medidas tomadas para a recuperação de dados. Os resultados revelam diversas vulnerabilidades:

As principais conclusões:

  • 36% dos departamentos de TI governamentais não têm um plano de recuperação de desastres documentado.
  • Apenas 38% dos departamentos de TI governamentais têm um plano abrangente de continuidade de negócios que inclui recuperação, soluções provisórias e comunicação.
  • 24% dos funcionários públicos remotos não estão equipados com soluções de backup e recuperação.
  • 45% dos departamentos de TI do Governo acreditam erroneamente que não é sua responsabilidade recuperar dados e aplicativos em nuvens públicas.
  • 33% das organizações governamentais exigem mais de um dia para se recuperar de perda de dados grave, apesar de 82% relatarem que menos de um dia é um nível aceitável de tempo de inatividade para sistemas críticos.
  • Apenas 34% estão muito confiantes na capacidade de sua equipe de TI de recuperar todos os dados perdidos no caso de um ataque de ransomware.

Na análise de Patrick Tournoy, vice-presidente executivo de operações da Arcserve, “é como baixar a guarda para um duplo golpe de nocaute. As lacunas na proteção de trabalhadores remotos, aplicativos e dados baseados em nuvem criam o cenário ideal para agentes mal-intencionados e ransomware. Por outro lado, não ter planos de recuperação documentados e testados deixa uma organização mais vulnerável e mal equipada para recuperar dados." 

No topo da lista de ações sugeridas pela Arcserve para os departamentos de TI governamentais está conferir total prioridade à proteção de dados e à recuperação rápida, seguindo três etapas principais: desenvolver e testar regularmente um plano de recuperação de desastres; implementar a estratégia avançada de backup 3-2-1-1 para se proteger contra ransomware e utilizar armazenamento imutável para evitar a alteração de dados.

*Pesquisa realizada pela Dimensional Research: 1.121 tomadores de decisão de TI completaram a pesquisa. Todos os participantes tinham uma responsabilidade de tomada de decisão técnica ou orçamentária para soluções de gerenciamento, proteção de dados e armazenamento de dados em uma empresa com 100 a 2.500 funcionários e pelo menos 5 TB de dados. A pesquisa foi realizada na Austrália, Nova Zelândia, Brasil, França, Alemanha, Índia, Japão, Coreia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá (América do Norte).

Share This Post

Post Comment