Carajás Home Center otimiza operação após adotar solução fiscal da Dootax

Carajás Home Center otimiza operação após adotar solução fiscal da Dootax

Trabalho de automação da rotina tributária trouxe segurança, agilidade e economia de tempo para a rede varejista de materiais de construção

Primeira plataforma de automação fiscal do Brasil, a Dootax foi responsável por otimizar a operação da Carajás Home Center, reconhecida rede varejista de materiais de construção presente em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Por meio de sua solução tecnológica de pagamentos de tributos, a startup simplificou a rotina tributária da parceira, trazendo celeridade e segurança para o processo fiscal, que, até então, era todo feito manualmente

De acordo com Yvon Gaillard, cofundador e CEO da Dootax, antes da implementação, a Carajás atuava com uma rotina complexa, que obrigava suas lojas a emitir uma a uma todas as guias tributárias, enquanto a equipe financeira era a responsável pelos pagamentos desses documentos. “Esses processos manuais e repetitivos exigem um acompanhamento efetivo muito sólido, o que demanda um enorme gasto de tempo e ocasionam erros humanos inevitáveis”, avalia o executivo

Todo esse processo era ainda mais problemático durante as datas sazonais, como a Black Friday e o final do ano, quando as vendas aumentam significativamente. Dependente das lojas para a emissão das guias, a Carajás acabava convivendo com o acúmulo de trabalho, uma vez que cada um desses documentos precisava ser pagos e inseridos no sistema manualmente por um funcionário

Visando desburocratizar as obrigações tributárias do parceiro, a Dootax fez com que os processos de emissão e pagamento dos tributos passassem a ser totalmente automatizados, resultando numa gestão centralizada e de rápido acesso. “Realizamos encontros para entender quais eram as necessidades da Carajás, o que nos permitiu oferecer a solução de Pagamento de Tributos por operação e a integração de pagamentos via Banco Útil”, adiciona Gaillard.

Após um projeto de onboarding de apenas duas semanas, a ferramenta já estava totalmente integrada à rotina da parceira, que conseguiu otimizar o seu trabalho interno e ter os seus profissionais disponíveis para funções mais estratégicas.

A antiga burocracia tributária era desgastante e impedia que a equipe se concentrasse em atividades mais produtivas. Antes, a equipe que realizava os pagamentos ficava em loja até as 21h, hoje eles não ficam além de 19h. Nosso fluxo foi amplamente otimizado. Diminuímos os erros humanos quanto à emissão das guias e também tivemos a redução no final de semana, pois antes os funcionários ficavam de plantão todos os sábados. A Dootax nos dá a segurança de que o trabalho fiscal está sendo feito de forma precisa e que novas demandas possam ser atendidas nesse tempo que foi economizado”, comemora Mirelle Oliveira, Analista Financeira da Carajás. 

Share This Post

Post Comment