Trabalho de automação da rotina tributária trouxe segurança, agilidade e economia de tempo para a rede varejista de materiais de construção
Primeira plataforma de automação fiscal do Brasil, a Dootax foi responsável por otimizar a operação da Carajás Home Center, reconhecida rede varejista de materiais de construção presente em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Por meio de sua solução tecnológica de pagamentos de tributos, a startup simplificou a rotina tributária da parceira, trazendo celeridade e segurança para o processo fiscal, que, até então, era todo feito manualmente
De acordo com Yvon Gaillard, cofundador e CEO da Dootax, antes da implementação, a Carajás atuava com uma rotina complexa, que obrigava suas lojas a emitir uma a uma todas as guias tributárias, enquanto a equipe financeira era a responsável pelos pagamentos desses documentos. “Esses processos manuais e repetitivos exigem um acompanhamento efetivo muito sólido, o que demanda um enorme gasto de tempo e ocasionam erros humanos inevitáveis”, avalia o executivo
Todo esse processo era ainda mais problemático durante as datas sazonais, como a Black Friday e o final do ano, quando as vendas aumentam significativamente. Dependente das lojas para a emissão das guias, a Carajás acabava convivendo com o acúmulo de trabalho, uma vez que cada um desses documentos precisava ser pagos e inseridos no sistema manualmente por um funcionário
Visando desburocratizar as obrigações tributárias do parceiro, a Dootax fez com que os processos de emissão e pagamento dos tributos passassem a ser totalmente automatizados, resultando numa gestão centralizada e de rápido acesso. “Realizamos encontros para entender quais eram as necessidades da Carajás, o que nos permitiu oferecer a solução de Pagamento de Tributos por operação e a integração de pagamentos via Banco Útil”, adiciona Gaillard.
Após um projeto de onboarding de apenas duas semanas, a ferramenta já estava totalmente integrada à rotina da parceira, que conseguiu otimizar o seu trabalho interno e ter os seus profissionais disponíveis para funções mais estratégicas.
“A antiga burocracia tributária era desgastante e impedia que a equipe se concentrasse em atividades mais produtivas. Antes, a equipe que realizava os pagamentos ficava em loja até as 21h, hoje eles não ficam além de 19h. Nosso fluxo foi amplamente otimizado. Diminuímos os erros humanos quanto à emissão das guias e também tivemos a redução no final de semana, pois antes os funcionários ficavam de plantão todos os sábados. A Dootax nos dá a segurança de que o trabalho fiscal está sendo feito de forma precisa e que novas demandas possam ser atendidas nesse tempo que foi economizado”, comemora Mirelle Oliveira, Analista Financeira da Carajás.