Prepare-se para a guerra de preços em cloud computing

Prepare-se para a guerra de preços em cloud computing

A concorrência na computação em nuvem promete fortes batalhas por preços baixos nos próximos meses. Ontem, 22 de junho, a Oracle anunciou que oferecerá novos serviços em cloud por uma ninharia se comparado com concorrentes. A empresa anunciou 24 novos serviços, com destaque para o Archive Storage que terá um décimo do preço praticado pelo Amazon Glacier. A Amazon já praticava preços que eram menos da metade de outras gigantes de TI.

Atualmente não existe uma marca que seja sinônimo de cloud computing como um todo. O mercado está dividido em vários fornecedores que possuem soluções para infraestrutura (IaaS), plataforma (PaaS) e software (SaaS) como serviço.
Amazon, seguida do Azure da Microsoft e IBM são as principais fornecedoras de cloud, de acordo com dados do FoxBusiness.com. EMC, SalesForce, dezenas de operadoras de telefonia e datacenters também estão nesse mercado. Ser símbolo de cloud parece ser o alvo da Oracle. "Vendemos 426 milhões dólares no negócio SaaS e PaaS no último trimestre, um aumento de 200% sobre o mesmo trimestre do ano passado. Isso é um recorde da indústria", disse o fundador da Oracle, Larry Elison, no evento de lançamento.

- A cloud computing e toda a transformação digital do mercado serão destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Analistas apontam uma nova configuração de mercado, com queda de preços e esforços imensos dessas companhias para finalmente se posicionarem como sinônimo de cloud. A consultoria Goldman Sachs soltou nota com o título "A batalha de titãs está só começando", no que parece ser a mais clara visão do que virá nos próximos meses.

O anúncio da Oracle deve ser um divisor de águas na história da tecnologia. O mercado de cloud cresce 30% ao ano enquanto a TI tradicional fica nos 5% em média. Com isso, a nuvem parece ser a única saída para esses gigantes que nasceram antes da nuvem ser tendência. "O mercado está mudando. Antes nosso concorrente era a IBM, hoje é a Amazon", disse Ellison.

Share This Post

Post Comment