A empresa desenvolveu uma metodologia baseada no conceito human brand, em complemento à sua oferta de soluções para transformar dados em informação de valor e automatizar os canais de relacionamento com cliente, usando inteligência artificial e cognitiva. O trabalho permite identificar o DNA da marca e criar uma representação que reflita os valores e todas as demais características que a empresa deseja transmitir aos clientes
Ampliando a sua oferta de soluções na área de digital, a Meeta Solutions está lançando um novo serviço para criação de persona a fim de apoiar os clientes nas estratégias de humanização de canais de atendimento. A solução atende a todo o mercado e não apenas às grandes companhias, podendo ser customizada de acordo com as necessidades e a capacidade de investimento das empresas. Além de apoiar o processo de transformação digital, a nova solução aprimora a experiência dos clientes, no relacionamento via canais digitais.
Gabriela Almeida de Araujo, CBO da Meeta Solutions, explica que as empresas são desafiadas todos os dias quando o assunto é promover o relacionamento com o cliente por meio dos canais digitais, especialmente por conta das características culturais do brasileiro, que valoriza a interação humana.
“Para o cliente hoje é bem importante sentir-se acolhido e não ter aquela sensação de que está conversando com um robô e, ao mesmo tempo, ter a segurança de que seu problema será resolvido. Ao acessar um canal digital de relacionamento com o cliente ele precisa sentir o mesmo nível de confiança que fez com que ele escolhesse aquele produto ou serviço. Trata-se de uma solução democrática e acessível a empresas de todos os segmentos e portes que precisam melhorar a assertividade dos seus canais digitais”, ressalta a executiva.
A metodologia baseada no conceito Human Brand é resultado da expertise da Meeta Solutions em soluções para os mais diversos canais de atendimento e na automatização de processos com o uso de Inteligência Artificial, Inteligência Cognitiva e Bots; com uma metodologia própria e científica, que analisa e gera informações por meio de algoritmos pré-estabelecidos, a partir de uma pesquisa junto aos stakeholders. A persona é definida através de um profundo longo processo de pesquisa baseada em dados demográficos e comportamentais dos clientes entrevistados visando desvendar suas motivações, desejos e frustrações. Não necessariamente, ela precisa estar exclusivamente atrelada à criação de um avatar, mas principalmente a linguagem e posicionamento que a marca terá frente aos seus clientes.
Esse método, que permite identificar o DNA da marca e criar uma representação que reflita os seus valores e todas as demais características que deseja transmitir para seus clientes, foi estabelecido a partir de uma necessidade da própria Meeta Solutions. A empresa criou a Mya, sua própria persona, para atender os seus clientes tanto por seus canais digitas como para ser usada em vídeos de treinamento.
“Há um tempo, só investiam no trabalho de persona as empresas que tinham muitos recursos financeiros, eram consideradas modernas e inovadoras. Hoje em dia é uma questão de sobrevivência. O cenário atual da pandemia, com certeza, acentuou essa demanda por canais digitais de atendimento ao cliente. Até nós que fornecemos tecnologia, precisamos intensificar o uso desses meios. Para oferecer uma experiência fluída para o cliente, tem que ter por traz uma padronização de comunicação, seja em voz, mensageria, e-mails ou qualquer outro meio. E é a persona que cria a sinergia”, enfatiza Gabriela.