Empresa espera fechar o ano com crescimento de 44%
Com nova marca, a Stefanini Capital Market, agora SCM, tem uma perspectiva positiva para 2020. Com a utilização de uma plataforma mais moderna e flexível, a empresa do Grupo Stefanini prevê um crescimento de 44% até o final deste ano. Além de ser referência em soluções para automação de processos de backoffice de renda fixa e variável para grandes bancos, a SCM passa a atuar em um segmento que vem crescendo exponencialmente nos últimos dois anos: o de fintechs.
Segundo o estudo “Brasileiro e o dinheiro” da MindMiners, o percentual de respondentes que afirmaram utilizar as fintechs era de 25% em 2017. Dois anos depois, este número passou para 55%. Um estudo do boostLAB, programa de startups do BTG Pactual, mostra que o valor investido nas startups do setor financeiro aumentou mais de sete vezes entre 2016 e 2018 no Brasil. O crescimento é atribuído, principalmente, à oferta de serviços mais acessíveis.
Para apoiar a operação de fintechs e instituições de pagamento (IPs), a SCM conta com a solução BankPro, que foi adaptada para atender as necessidades de emissores, corretoras menores e cooperativas de crédito. “Trabalhamos com uma plataforma modular, que permite às instituições modernizar suas soluções e adicionar novas funcionalidades de forma suave e incremental”, afirma Erickson Fonseca, CEO da SCM.
O BankPro integra o ecossistema de Banking in a Box, plataforma do Grupo Stefanini que permite às empresas oferecer serviços financeiros a clientes, tais como conta pagamento, pagamento de boletos, cartão pré e pós-pago, recargas de celular, contratação de seguros, entre outras possibilidades que podem ser acessadas pelo celular.
A suíte BankPro é composta pelas soluções BankPro – Renda Fixa, BankPro – Renda Variável e BankPro-Custódia, que permitem uma oferta de produtos e serviços mais especializada para o mercado financeiro.
A solução BankPro-Renda Fixa surge como alternativa às antigas e defasadas soluções existentes no mercado, entregando, de forma modular, controles automatizados e abrangentes, associados à modernidade tecnológica. Essa combinação permite que o backoffice possa concentrar seus esforços na validação e na qualidade das informações sob sua responsabilidade, deixando processos e controles repetitivos e mecânicos a cargo da solução. É composta de sistemas como o BankPro-Pricing, responsável pelo cálculo dos preços de curva e de mercado, assim como pelo controle dos pagamentos de eventos associados ao título, e pelo BankPro-Open, que realiza toda a gestão de títulos públicos e privados negociados pela instituição, seja para carteira própria ou de clientes.
De acordo com Alexandre Cota, diretor de negócios da SCM, a implantação da solução BankPro – Renda Fixa propiciou uma redução de 80% no tempo de processamento da carteira de uma grande instituição brasileira, referência neste segmento de mercado.
A solução Bankpro- Renda Variável tem como característica um alto nível de automatização, que melhora a experiência do cliente e gera eficiência operacional para o backoffice, uma vez que praticamente elimina a necessidade de digitações e processos manuais. Isso é possível graças alto nível de integração com a B3 e aos serviços de processamento automático, que deixam com o usuário apenas a responsabilidade de checar o resultado diário. Também integram a solução sistemas como o BankPro-Ações, responsável pelo controle das negociações de ações, e o BankPro-Derivativos, que controla as operações com derivativos.
A solução BankPro – Custódia nasceu para atender demanda dos agentes de custódia, que atuam num mercado mais dinâmico, com lançamentos constantes de novos produtos, e janelas operacionais cada vez mais reduzidas em função das evoluções impostas pela B3 e outros órgãos reguladores.
“Nossa oferta abrange os produtos disponíveis no mercado e se destaca pelo grau de automação, capaz de garantir o processamento em janelas mais curtas, além de suportar altos volumes”, destaca o CEO da SCM.
O Bankpro – Custódia foi idealizado para reunir o que há de melhor nas soluções de Renda Fixa e Renda Variável, com as peculiaridades que o negócio do agente de custódia requer. A solução permite controlar a custódia e liquidação de títulos públicos, privados, ações, derivativos, swaps e empréstimo de ações, além de contar com book de APIs para integração com o portal da instituição e disponibilização de informações para clientes.
“Esse conjunto de soluções possui alto grau de parametrização e se adequa perfeitamente às necessidades dos nossos clientes. Estamos num momento interessante, que combina a modernização da plataforma, o reposicionamento da marca, a ampliação dos segmentos em que atuamos e chegada de novos clientes. Estamos preparados para conquistar novos mercados, como o de fintenchs, que deve expandir seus negócios, especialmente com a regulamentação do open banking”, finaliza Alexandre Cota.