WhatsApp Business é alternativa para suprir as demandas do e-commerce durante e depois da pandemia

WhatsApp Business é alternativa para suprir as demandas do e-commerce durante e depois da pandemia

App é eficiente para a comunicação com o cliente, já que está presente em 99% dos celulares no Brasil

Apenas em abril, primeiro mês de quarentena em muitos estados do país,  as vendas na web aumentaram 81%, de acordo com dados da Compre & Confie. Esse crescimento, intensificado pelo isolamento social, mostra que o consumidor reinventou sua forma de comprar durante o período de pandemia e necessita agora de novas formas de se comunicar com as lojas.

Apesar de o comércio já ver a reabertura se aproximar, impactos da quarentena continuarão sendo sentidos pelos varejistas por muito mais tempo. Essa percepção de mudanças não aborda apenas pontos negativos, como o prejuízo dos meses de portas fechadas e com demandas mais baixas. As tendências que se instauraram pela necessidade de continuar fazendo negócios, mesmo com as restrições do isolamento social, também entram nessa resolução. Dentre as medidas adotadas pelos lojistas durante a quarentena, uma tendência que deve tomar espaço permanente e crescente é a venda e atendimento ao cliente online.

Uma das formas de contato à distância que deve continuar sendo procurada mesmo após a pandemia é o WhatsApp Business. O app, já utilizado para conversas informais, lançou sua versão para negócios em janeiro de 2018 e é uma das ferramentas mais eficientes para contato com o consumidor, tendo em vista que 80% dos brasileiros utilizam o aplicativo pelo menos uma vez a cada hora, segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey Brasil, realizada pela Deloitte em 2019.

Confira as principais ferramentas do WhatsApp Business para vendas online.

Conta comercial com localização do negócio

Apesar de o app permitir conversas rápidas e fáceis, ainda assim a identidade profissional é necessária. A versão business traz essa possibilidade, com a opção de adicionar informações como endereço completo do estabelecimento, horário de funcionamento, segmento comercial, site e e-mail para contato. Todos esses dados tornam o perfil mais informativo e atrativo para o cliente.

Respostas rápidas e mensagem de ausência

Esses dois recursos são pensados para agilizar a comunicação e evitar erros. Eles permitem criar mensagens que são enviadas automaticamente para os clientes, evitando que fiquem esperando por uma resposta e se sintam ignorados. O conteúdo pode ser de saudação, dando boas-vindas e recepcionando o cliente, e de ausência, informando o horário de funcionamento, além de opções rápidas, previamente formuladas, que podem ser selecionadas para responder dúvidas frequentes.

Catálogo de produtos

O WhatsApp Business também é um espaço para expor os produtos de maneira facilitada. No app, é possível criar um catálogo de produtos com fotos, preços, descrições e um link para a compra de cada item. O cliente perguntou sobre o produto? É só selecionar e enviar! Todas as informações programadas chegarão de forma rápida e organizada.

Etiquetas para organizar conversas

O usuário pode categorizar as conversas com os clientes utilizando etiquetas coloridas e, assim, separar os pedidos em aberto, os mais urgentes, que já foram enviados, dentre outras diversas opções. Dessa maneira, a triagem das conversas e a resolução de pendências se torna mais eficiente.

Share This Post

Post Comment