É sabido que ter faculdade, pós-graduação, MBA, entre outros não é mais um diferencial para cargos executivos e estratégicos em médias e grandes empresas.Um profissional que está no cargo de gestão precisa ter uma visão “macro” das informações que recebe para tomar a decisão certa e com foco em resultados positivos. Para desenvolver competências analíticas em profissionais de todos os segmentos é que a StatSoft, braço de analytics da Dell, coloca seus esforços em oferecer um ambiente estruturado de aprendizado em ciência de dados a profissionais, principalmente, os que estão envolvidos em áreas estratégicas e na tomada de decisão.
“Fica muito difícil para o profissional estratégico tomar uma decisão nos dias de hoje se ele não fizer isso com algum nível de abstração. Absorver dados e informações, encapsular em funções e modelos matemático-estatísticos e a partir daí, criar critérios para decidir à vista de riscos e oportunidades é algo que está em nosso dia-a-dia, mas ainda assim erramos muito porque confiamos demais em nosso feeling”, afirma Josias Oliveira, CEO da empresa. De acordo com o executivo, os gestores normalmente têm um conjunto de cenários para atuar, e costumam atirar naqueles que acreditam por experiências ou sentimentos do antigo “faro de negócio”.
Neste sentido – explica Oliveira – “é preciso incorporar ao felling que vem da maturidade de vida, da oportunidade de se envolver em problemas e trazer uma solução ao longo da carreira profissional, algumas competências de analytics com o objetivo de alcançar um nível saudável de abstração, somando maturidade e conhecimento advindo da descoberta valiosa e latente em grandes volumes de dados”. Por isso,a StatSoft lança o Instituto Data Science que traz soluções de ensino-aprendizagem focadas no desenvolvimento de competências analíticas de profissionais em qualquer área do negócio e em qualquer segmento.
Oliveira comenta que quando um profissional se envolve em problemas de negócio de qualquer natureza, o processo metodológico para se desenvolver uma solução requer competências analíticas e, até mesmo, uma Cultura Analítica enraizada. Com a ideia de alavancar as empresas para o futuro tecnológico, o Instituto Data Science compôs um conjunto de elementos com metodologias e tecnologias envolvidas com o universo Big Data que oferecem às empresas de todos os setores da economia as possibilidades de construir o seu Capital Intelectual. Mais informações sobre os cursos da empresa ser vistas em https://www.statsoft.com.br/.