Empresa oferece tecnologia a potenciais fornecedores do mercado público

Muitas empresas de diversos segmentos vendem seus produtos e serviços a órgãos públicos. Entretanto, um grande número de future-large-750x375indústrias, distribuidores e outros fornecedores nem mesmo conhece o enorme potencial oferecido pelo mercado público, que movimenta bilhões de reais ano a ano. Somente em 2015, foram captadas pelo maior sistema de busca específica mais de 1,3 milhão de licitações no Brasil, um crescimento acima de 13% em relação a 2013 e de 7,2% frente a 2014.

Entre os setores que mais lucram com o fornecimento a órgãos municipais, estaduais e federais, destacam-se o farmacêutico, o de equipamentos e suprimentos médico-hospitalares diversos, alimentos e suplementos nutricionais, materiais de papelaria e apoio, além de materiais e serviços de higiene e limpeza. Nesses segmentos, há empresas em que 60% do faturamento é proveniente de contratos com o público.

Pensando em contribuir para que empresas de todo o país possam concorrer de forma mais organizada, estratégica e embasada, aumentando as chances de vitória em licitações públicas, a empresa IBIZ Tecnologia criou um serviço pioneiro, que monitora, captura, trata, gere e entrega informações essenciais àqueles que participam de processos de licitação pública. “A velocidade, precisão e acesso à informação acurada é um diferencial competitivo relevante para se obter sucesso nesse mercado”, argumenta Ulisses Gomes, sócio-diretor e co-criador do IBIZ Licita.

Como funciona

O conceito básico do IBIZ Licita é apresentar aos potenciais fornecedores onde estão as oportunidades de negócios e quais resultados conseguidos no mercado. De acordo com a empresa, em 2015 foram gerados mais de 5 milhões de avisos de oportunidades para os mais diversos nichos de mercado.

Para Ulisses Gomes, o diferencial que a ferramenta proporciona está na agilidade – envio do aviso em, no máximo, 24 horas após a publicação –, na triagem e customização realizada – a empresa recebe a informação exata sobre a oportunidade relacionada ao seu produto ou serviço –, na abrangência de monitoramento, que é nacional e internacional, entre outros aspectos. “Tudo isso gera uma significativa otimização do tempo da equipe responsável pela busca de oportunidades e acompanhamento das mesmas e, consequentemente, há uma drástica redução de custos operacionais. Além disso, a empresa que concorre nesse mercado tem em mãos parâmetros para análises fundamentais para participar dos processos de compras públicas”, enaltece.

Daniela Triñanes, sócia-diretora da IBIZ Tecnologia, lembra que também são fornecidos dados referentes aos últimos cinco anos, o que gera referência do que é praticado por cada órgão. “É extremamente valioso poder ter acesso à sua própria performance em cada processo de concorrência, mas também é crucial ter conhecimento acerca dos preços praticados pelo mercado, pela concorrência, pelos ganhadores anteriores etc. Isso torna nosso cliente muito mais competitivo”, explica.

Share This Post

Post Comment