Mais de 50% das pequenas e médias empresas do mundo ainda utilizam assinaturas manuais para a validação de contratos impressos. A informação é parte do resultado de um estudo da DocuSign, líder global em assinatura eletrônica e gerenciamento de contratos, apurado ao longo do segundo semestre de 2021, junto a 604 empresas com menos de 500 colaboradores, em 10 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Cingapura, Estados Unidos, França, Holanda, México e Reino Unido).
A pesquisa ainda revela que as empresas em crescimento gastam, em média, 39 minutos para localizar um contrato já concluído. Outro ponto que vai além do desperdício de tempo -- o bem mais precioso da atualidade -- é a vulnerabilidade dos processos internos, pois mais de dois terços dos profissionais que lidam com contratos ainda utilizam planilhas e e-mails para gerenciar o fluxo de trabalho.
Com mais de 1 milhão de clientes empresariais e centenas de milhões de usuários espalhados por mais de 180 países, desde 2003, as ferramentas DocuSign já ajudaram a preservar mais de 20 bilhões de folhas de papel -- o que significa uma economia de 140 milhões de toneladas de lixo, cerca de 9,5 bilhões de litros de água e preservar 2,5 milhões de árvores.
Para oferecer a oportunidade de economizar recursos, simplificando e agilizando o dia a dia de empresas de pequeno e médio portes, a DocuSign acaba de lançar o CLM Essentials, uma solução criada especificamente para organizações em crescimento,que permite centralizar e automatizar as etapas de criação, negociação e o armazenamento seguro de contratos com fornecedores, clientes, parceiros e colaboradores, a preços acessíveis.
Segundo o principal executivo da companhia no Brasil e na América Latina, Gustavo Brant, Group Vice-presidente da DocuSign, a automação de contratos é fundamental para empresas em crescimento que precisam atingir metas de negócios agressivas com recursos limitados. “O novo CLM Essentials é o ponto de partida ideal para que as companhias em crescimento possam iniciar sua jornada de gerenciamento de contratos com uma solução simplificada. Com essa tecnologia, empresas de todos os portes já podem centralizar, padronizar e automatizar totalmente os respectivos processos de contratos, economizando tempo e recursos, especialmente nas empresas que não têm verba disponível para implementar soluções que levam meses para serem concluídas”, completa Brant.
Com versões disponíveis em português, inglês, espanhol, francês, alemão e holandês, o CLM Essentials tem recursos que permitem criar modelos e padrões para gerar e gerenciar documentos necessários aos processos contratuais, oferecendo a melhor integração do mercado aos recursos Salesforce -- líder global em sistemas de gestão de relacionamento de clientes (CRM).