A influência do marketing na construção de uma cultura organizacional sólida

A influência do marketing na construção de uma cultura organizacional sólida

Por Sthefany Bernal, Analista de Marketing da Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções de edge computing

A construção de uma cultura organizacional sólida é fundamental para o sucesso de uma empresa. Primeiro, porque ela é responsável por moldar a forma como os colaboradores compreendem o trabalho, como se relacionam entre si e com os clientes, e como tomam decisões importantes. Segundo, porque quando bem composta, a cultura organizacional é capaz de motivar os colaboradores, aumentar a produtividade e gerar resultados melhores para toda a companhia.

O setor de Recursos Humanos é responsável pelo modelo da cultura organizacional. No entanto, um outro setor desempenha papel fundamental nesta missão e é um de seus maiores parceiros: o departamento de Marketing, que desenvolve estratégias para engajar os colaboradores e obter resultados expressivos para a empresa.

Uma das principais estratégias que a equipe de marketing pode adotar para fortalecer a cultura organizacional é desenvolver a identidade da marca, que é a base da cultura da empresa. Ela deve transmitir ao mercado e aos colaboradores visão, missão e valores, para estabelecer uma conexão forte e consistente com clientes e fornecedores e conquistar o respeito do mercado.

Outra função que o time de marketing pode assumir é o desenvolvimento de canais eficientes de comunicação interna, como intranet, redes sociais corporativas e outros meios de comunicação. Essa estratégia é fundamental para que os colaboradores estejam sempre alinhados aos valores, objetivos e discurso da empresa.

Já o employer branding, por exemplo, refere-se às ações que a empresa realiza para fortalecer a marca empregadora e aumentar sua reputação. Isso é essencial para atrair e reter talentos, gerar admiradores da marca e despertar nos colaboradores “o orgulho de pertencer”. A equipe de marketing desempenha um papel importante nesta atividade, desenvolvendo programas de capacitação, melhorando e divulgando benefícios e promovendo a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O desenvolvimento de ações de endomarketing é outra estratégia que deve ser adotada quando se trata de fortalecer a cultura organizacional. A metodologia, que tem o público interno como alvo, pode ser utilizada para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, tornem-se mais produtivos e realizem os seus trabalhos com mais qualidade. A colaboração do marketing permite que essas ações sejam promovidas de forma mais criativa e eficiente, por meio de campanhas de incentivo, eventos e treinamentos, de acordo com os objetivos estabelecidos através da visão, missão e valores.

Em resumo, a construção de uma cultura organizacional sólida é essencial para o sucesso de uma empresa, e vai do desenvolvimento de estratégias de fortalecimento da marca até a promoção de ações de comunicação interna e customer experience. Ao criar uma cultura sólida, a empresa aumenta a motivação dos colaboradores, a produtividade e os resultados, impactando positivamente, inclusive, a experiência do cliente. Portanto, a parceria e integração dos departamentos de marketing e RH são a chave para o fortalecimento da cultura interna, aumento da atratividade da marca e para uma comunicação mais alinhada aos novos tempos.

Share This Post

Post Comment