A mobilidade corporativa transforma a maneira de trabalhar, fazer negócios, atender clientes e até a vida pessoal. A crescente procura por smartphones motiva esta tendência.
Além de ser uma realidade em todo o mundo, a mobilidade corporativa traz vários benefícios às empresas e funcionários. "As tecnologias móveis agilizam e flexibilizam processos, o que significa mais qualidade e eficiência para os clientes e, como tempo é dinheiro, pode resultar em mais lucros", explica Luis Banhara, diretor geral da Citrix no Brasil.
Um recente estudo realizado pela Citrix, o 2020 Technology Landscape, indica como a mobilidade irá modificar os ambientes de trabalho e os modelos de negócios até 2020.
Segundo o relatório, em 2020, metade da força de trabalho será realizada de forma remota o que, inclusive, deverá modificar as leis trabalhistas de alguns países, como já vem ocorrendo no Reino Unido. O estudo também mostra que as pessoas serão totalmente digitais apoiadas por dispositivos móveis com objetos inteligentes conectados no trabalho, em casa e na escola, impulsionados pela Internet of Things (Internet das Coisas).
Baseada em sua expertise sobre tecnologias móveis, a Citrix aponta três benefícios principais que podem ser obtidos com a mobilidade corporativa no formato atual:
- Economia de custos: mesmo sendo um investimento significativo em tecnologia, ao virtualizar desktops e aplicativos e possibilitar acesso às informações da empresa a partir de qualquer lugar e dispositivo é possível diminuir significativamente os gastos com licenças de softwares, reduzir drasticamente os custos com manutenção de equipamentos e instalação de programas e aplicativos, uma vez que eles já podem ser incluídos automaticamente na loja corporativa formulada pela companhia. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, cada 1% a mais dos investimentos feitos em tecnologia aumentam em 7% o lucro das companhias em um período de dois anos. Além disso, é possível poupar energia elétrica ao evitar o uso de diversas CPUs, uma vez que os dados estarão armazenados nos data centers e não em máquinas individuais; reduzir gastos com espaço físico, já que não haveria necessidade de determinadas equipes atuarem o tempo todo no escritório; e economizar combustível, pois permite que os funcionários trabalhem com as mesmas ferramentas em qualquer lugar sem abrir mão da segurança, o que também garante mais tranquilidade à equipe ao evitar longos e exaustivos deslocamentos e oferece mais tempo para se dedicar ao trabalho até à vida pessoal.
- Competitividade: em um mundo tão competitivo, acelerar a velocidade dos negócios, poder criar novas filiais mais rapidamente, oferecer melhor serviço aos clientes e garantir a continuidade dos negócios é fundamental. Estar alinhado às tendências tecnológicas permite à empresa mais agilidade e qualidade para atender os clientes, uma vez que possibilita o acesso a conteúdos complexos em qualquer lugar e dispositivo, garantindo mais eficácia e colocando a empresa à frente da concorrência em processos e ofertas de serviços, além de permitir a criação de novas estações de trabalho com muita rapidez, pois basta conectar o equipamento ao data center para acessar todo o conteúdo da companhia. "A tecnologia, se bem utilizada, é uma grande aliada das empresas, seja em momentos de alta nos lucros ou de desafios econômicos, como vivemos atualmente no Brasil", conta Banhara. "Além de agilizar processos e torná-los mais flexíveis, ela também pode ser um diferencial para a empresa, mostrando modernidade e oferecendo mais possibilidades aos seus clientes e parceiros", explica.
- Retenção de talentos: o setor de recursos humanos tem o desafio de selecionar, contratar e reter os melhores talentos que são essenciais para toda empresa. O desafio de mantê-los está relacionado com a compreensão das novas gerações de profissionais que buscam e esperam coisas distintas de seu empregador. A flexibilidade de trabalhar no local que desejar e com o dispositivo que se sentir mais à vontade fazem toda a diferença para os profissionais que surgiram na era digital, pois garantem mais qualidade de trabalho e de vida. A mobilidade corporativa, neste contexto, pode ajudar a reter talentos e abrir as fronteiras da empresa para contratar funcionários independentemente de sua localidade. Além disso, funcionários satisfeitos são mais produtivos e elevam o nível de engajamento com a empresa e seus objetivos.