*por Rodrigo Reis
A eliminação de papeis não é só uma questão de sustentabilidade. A digitalização dos documentos é uma mudança de paradigmas, que aumenta a agilidade e a mobilidade de um segmento tão preso a processos. São soluções que, aos poucos, deixam de ser diferenciais e passam a ser essenciais para empresas de todos os portes”.
O e-commerce brasileiro realiza cerca de 90 milhões de pedidos por ano, de acordo com o estudo Webshoppers, do E-bit. Imagine o volume de produtos, documentos e envolvidos em todo o sistema logístico no país, não só provenientes do comércio eletrônico, mas de transportes em geral.
A evolução da infraestrutura no setor demanda por novas tecnologias, que facilitem processos. Atualmente, uma transportadora efetua e registra pedidos e entregas via protocolos em papel. A assinatura é fundamental para a garantia do recebimento da mercadoria para todos os envolvidos. Além da confirmação, há o armazenamento de cada protocolo, a fim de evitar problemas futuros.
Tudo isso pode ser deixado de lado com a oferta de sistemas de Gestão Eletrônica de Documentos – GED, a preços acessíveis. Empresas prestadoras de outsourcing de impressão e digitalização de documentos disponibilizam tecnologias que permitem a criação de formulários que assim que o destinatário assina o documento, o smartphone ou tablete digitalizam a imagem e enviam imediatamente para a empresa de origem, agilizando o processo de entrega e cobrança.
A eliminação de papeis não é só uma questão de sustentabilidade. A digitalização dos documentos é uma mudança de paradigmas, que aumenta a agilidade e a mobilidade de um segmento tão preso a processos. São soluções que, aos poucos, deixam de ser diferenciais e passam a ser essenciais para empresas de todos os portes.
*Rodrigo Reis é Diretor Comercial e Sócio da Reis Office, empresa líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos