A ClickSoftware Technologies, fornecedora de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho móvel, anuncia sua nova ferramenta de consciência contextual. Denominada "ClickButler", a funcionalidade agrega elementos de inteligência artificial para enviar alertas ou sugestões de ações ao técnico em campo com base em informações de fontes diversas, inclusive externas aos sistemas da empresa. A inovadora tecnologia já está sendo incorporada aos principais produtos da companhia, como o ClickMobile, solução de gerenciamento de força de trabalho móvel, e o ClickSchedule, solução inteligente que gera agendamentos otimizados para tarefas, recursos e locais, simultaneamente.
Como exemplo, podemos visualizar um técnico trabalhando com o software ClickMobile guiado pela tecnologia ClickButler. Ao entrar no carro às 08h para a primeira atividade profissional, o ClickMobile, sabendo o horário e o dia, pergunta: Indo para o Banco X na Avenida Paulista? Quando o técnico clica Sim, as instruções de viagem iniciam automaticamente. Em seguida, 10 minutos antes de chegar ao Banco X, o software solicita, Seus pontos de contato no Banco X são (a), (b)ou (c). Clique no nome da pessoa que você deseja contatar. Isso garante que esta pessoa já esteja na recepção aguardando o técnico. Outro bom exemplo de pro atividade do ClickButler seria sugerir uma alteração no roteiro de ordens de serviço de um técnico, porque a previsão é de chuva forte no local onde ele se dirige. Tal sugestão é feita automaticamente pelo sistema, sem qualquer intervenção humana. "Temos algumas companhias realizando testes com essa nova tecnologia. Entendemos que ela se encaixara bem em diferentes tipos de empresas, como operadoras de telecomunicações e prestadoras de serviços públicos", diz Stephen Timms, presidente de vendas da Clicksoftware nas Américas.
Mobilidade e Inteligência Artificial
A tecnologia ClickButler foi desenvolvida pioneiramente pela ClickSoftware com o intuito de aprimorar a "inteligência" embutida em seu software de mobilidade, antecipando assim as necessidades do usuário, normalmente um técnico em campo. E agindo sobre ele de forma proativa, automaticamente, e no contexto correto. A funcionalidade evita perguntas “abertas”, oferecendo ao usuário alternativas concretas de escolha, adequadas ao contexto do momento. Na maioria das vezes, o usuário necessita de apenas um clique ou então dizer “sim” ou “não”.
"Inteligência Artificial sempre foi uma parte importante de nossas soluções, razão pela qual nós somos líder de mercado e nossos clientes alcançam resultados tão surpreendentes”, afirma Dr. Moshe BenBassar, Fundador e CEO da ClickSoftware.
O ClickButler toma decisões proativas ao compreenderem o contexto do negócio (como por exemplo, analisando o perfil do cliente e seu contrato de serviço, a urgência daquela chamada, hora e localidade, etc), a agilidade e habilidade do técnico em desempenhar a tarefa, e a localização geográfica do técnico em relação ao cliente, e assim, antecipa as suas necessidades. Além disso, o ClickButler oferece suporte total para automatizar a comunicação com os clientes, colegas e gestores.
A utilização da nova tecnologia gera um valor de negócio incremental uma vez que aprimora o atendimento ao cliente, aumentando a eficiência, salvando horas de digitação em excesso e minimizando erros. Funciona de forma imperceptível e gerencia uma ampla variedade de serviços que ajudam o usuário. Por exemplo, o gestor pode configurar o ClickButler para ativar um determinado procedimento de segurança diariamente, toda vez que o engenheiro de campo começar a trabalhar, ou para detectar o exato momento em que o engenheiro termina uma tarefa e assim iniciar um áudio GPS com opções de direções para a próxima missão.
“Com o ClickButler, o serviço móvel torna-se um assistente pessoal inteligente do técnico em campo”, finaliza BenBassar.
Soluções ClickSoftware
Criadas em HTML5 com a plataforma Phonegap, as soluções da Clicksoftware são utilizadas hoje por mais de 700 mil técnicos de mais de 250 empresas ao redor do mundo. Além de gerir o roteiro de ordens de serviço de técnicos em campo em interfaces de agendamento, as soluções ClickMobile e ClickSchedule fornecem informações personalizadas, importando dados sobre o histórico do cliente a partir da integração com a plataforma de CRM ou ERP da empresa.