De acordo com a pesquisa Consumidor Móvel 2013 realizada pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra, 84% dos brasileiros, entre 16 e 64 anos, utilizam algum tipo de celular, sendo 44% aparelhos básicos, 36% smartphones e 21% multimídia. Dos BRICS, a China é a que mais possui smartphones (66%) e a Índia apresenta o menor índice (10%). Além disso, 48% da população brasileira tem mais de um aparelho celular. Na Rússia, o cenário é parecido com 51% e na China com 36%.
De acordo com o Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen, ter mais de um celular ou um aparelho com mais de um chip é comum nos países em desenvolvimento, onde a modalidade de pagamento pré-pago é dominante. “Dessa forma, os consumidores aproveitam as promoções das operadoras”, esclarece o executivo.
Um dos destaques da pesquisa, realizada em dez países (Brasil, Rússia, Índia, China, Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, Austrália, Turquia e Itália), aponta o Brasil como o que mais acessa as redes sociais por smartphones, com 75% de acesso. Nem mesmo nos Estados Unidos ou no Reino Unido atinge-se esse percentual, chegando apenas em 63% em ambas localidades. Na Rússia, Índia e China os usuários de smartphones utilizam, respectivamente, 59%, 26% e 62% das redes sociais.
“ O Brasil já possuía este destaque pela sua expressiva participação nas redes sociais, portanto este efeito foi replicado no mundo móvel, já esta plataforma é para alguns, uma extensão da conexão à internet, e para outros, o seu único ponto de contato com o mundo digital.”, pontua o diretor.
Quando se trata de aplicativos, 68% dos brasileiros baixam aplicativos de jogos, 67% de redes sociais, 51% de navegação de mapas e pesquisas e 49% de vídeos. E a frequência de acesso a vídeos chega a 33% entre os que assistem mais de duas vezes ao dia.
Pesquisa Sobre o Consumidor Móvel de 2013
O Relatório Sobre o Consumidor Móvel de 2013 da Nielsen consolida constatações de levantamentos, pesquisas customizadas e pesquisas sindicalizadas conduzidas ao redor do mundo em 2012. As metodologias de coleta de dados e as representações geográficas variam por país. Países em que a coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas pessoais ou telefônicas incluem a Índia e a Turquia. Para o Brasil, a busca por dados foi conduzida online, exceto para os dados sobre penetração de celulares e smartphones, que foram feitos por telefone.
No Brasil
O módulo de incidência foi conduzido por telefone, enquanto o módulo detalhado foi conduzido online, nacionalmente. O módulo de incidência entrevistou um total de 986 contatos aleatórios, entre 16 e 64 anos. Entrevistas detalhadas foram concluídas com 1.603 usuários de celulares, sendo 748 usuários de smartphones e 855 não usuários de smartphones. As entrevistas foram conduzidas durante abril e maio de 2012.