Jorge Hassen assume a presidência da empresa e anuncia atuação em novos mercados com a criação de três outras unidades de negócios: Cloud, Professional Services e Tecnologia da Informação. A ampliação do portfólio visa atender mais fortemente os mercados de Educação, Corporativo e Governo, além de crescer a participação no mercado de Mídia e Entretenimento em que atua desde 1994. A meta de crescimento prevê alcançar um faturamento de 150 milhões de reais até 2017.
A consolidação no mercado nacional de B2B como integradora de sistemas especializada em projetos envolvendo trafego de vídeo e tecnologias audiovisuais surgiram em 2006 e de lá pra cá a empresa experimentou um crescimento orgânico do número de clientes e do faturamento, o que era esperado conforme o planejamento estratégico da companhia que se preparou para atender o pico de demanda das emissoras devido aos incentivos do governo para migração do sistema analógico para o digital, cujo switch off está previsto para ocorrer entre 2016 e 2018 pelo Ministério das Comunicações (MiniCom).
A empresa pretende replicar no atendimento aos demais mercados, o mesmo modelo bem sucedido praticado no mercado de Mídia e Entretenimento, em que, enquanto integradora de sistemas é o ponto único de contato de atribuição da responsabilidade pela disponibilidade de ambientes heterogêneos de TI do cliente compostos por múltiplos fornecedores de HW, SW e Serviços por Níveis de contrato (SLA). “Queremos crescer mais, sempre com qualidade, confiança e comprometimento, declarou Daniela Souza, Fundadora e atualmente Diretora Executiva AD Digital”.
O portfólio divulgado da “nova AD Digital”, como está sendo chamada pelos executivos, contempla soluções para suportar toda a infraestrutura de TI e comunicação das empresas, além de serviços contratados sob medida e de acordo com a demanda através de uma abordagem consultiva focada na necessidade de cada cliente.
A empresa destaca ainda o IoT, ou a Internet das Coisas, que permitirá a intercomunicação de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores trocando informações entre si sobre status, localização, funcionalidades, problemas via wireless e em que algoritmos serão responsáveis por processar essas informações e gerar uma grande quantidade de dados (big data) que serão armazenados em servidores na nuvem, aumentando a necessidade de uma infraestrutura de banda larga para conexão a rede.
“Para suportar todo esse trafego crescente das aplicações de dados, voz, vídeo e multimídia, as redes corporativas precisam evoluir para manter as empresas conectadas e produtivas. E é dentro deste contexto que a AD Digital se diferencia por ser uma integradora de sistemas que conhece profundamente os requisitos de rede gerenciada para garantir performance, segurança e controle, através de uma solução end-to-end para as áreas de TI das empresas. Ao pensar em uma rede corporativa hoje em dia é imperativo projetar, planejar e implementar de uma forma que proporciona a melhor experiência possível ao usuário”, explicou Souza.
Com uma unidade de negócio dedicada a oferecer serviços em Cloud, a empresa acredita que a redução de CapEx mais a atualização tecnológica constante, sejam os dois principais benefícios para os clientes investirem na simplificação da administração dos ambientes através de soluções tecnológicas como SaaS, PaaS e IaaS.
O conceito adotado como um dos pilares da estratégia de crescimento da integradora de sistemas para 2015 é o conceito de que toda empresa é uma empresa de mídia (Every Company is a media company, em inglês. Expressão criada por Tom Foremski , um ex-repórter do Financial Times e editor do Silicon Valley Watcher. Tom tem monitorado a paisagem em mudança do mundo da mídia e como ela afeta as empresas há mais de 25 anos).
Ele defende que com a internet tudo mudou e agora toda organização pode quebrar barreiras culturais e estabelecer formas de contato direto com seus clientes, fornecedores e outros stakeholders para construir um relacionamento de credibilidade e confiança com seu público, através da comunicação aberta e transparente e do compartilhamento de conhecimento para ser notado em um mundo cada vez mais barulhento.
“Todos sabemos que a audiência migrou massivamente para o mobile. O vídeo é hoje a grande estrela dos formatos de comunicação digital. As duas tendências juntas são o futuro da mídia. As marcas que abraçarem os novos modelos digitais estão melhor posicionadas para entregar experiência de brand content a sua audiência, oferecer conteúdo Premium, produtos licenciados, integrar o conteúdo com o e-commerce, criar o próprio Youtube ou Netflix. Muitos executivos de comunicação já perceberam o potencial do conteúdo de marca e lançam mão de vídeos para engajar a comunidade de fãs, seguidores, likes criada em torno da marca /produto”, explicou Daniela Souza, Diretora Executiva da AD Digital.
Em janeiro deste ano, o IDC divulgou que as indústrias de tecnologia da informação e de telecomunicações devem crescer 5% por cento neste ano, movimentando 165,6 bilhões de dólares no país. Já a pesquisa da consultoria E-marketer, publicada em 2014, revelou que mais da metade do tráfego da internet por meio de dispositivos móveis (53%) em todo o mundo é para consumo de vídeos. Até 2018, esse número chegará a 69%, prevê a Cisco, fabricante de infraestrutura de rede. No Brasil, o tráfego por meio de dispositivos móveis para consumo de vídeos deve dobrar anualmente nos próximos quatro anos, à medida que houver uma melhora na qualidade da conexão, de acordo com a Cisco.
O fato, segundo a empresa, é que o vídeo está presente em todas as indústrias. No mercado educacional, com o ensino a distancia através de vídeoaulas, na indústria de saúde no processamento de imagens, Telemedicina e Telesaúde dentre outras práticas médicas à distância, Telecom com os serviços de PayTV, IPTV e VOD, Mídia Out Of Home, Digital Sign, no caso do governo com a gravação de audiências, vídeo vigilância para segurança, centros de astrofísica, imagens de satélites, dentre outras aplicações para uma cidade digital e conectada.
Já no ambiente corporativo, de acordo com a AD Digital, para colaboração unificada em que soluções de videoscape e vídeo colaboração oferecem uma experiência para os negócios de quaisquer tamanhos com pessoas e seus ecossistemas e para treinamentos a distância de programas de Educação Corporativa. “Estamos falando de um mercado explosivo, mas a infraestrutura, gerenciamento e gestão de vídeos precisam de alinhamento nas corporações e ainda, precisam ser fáceis e úteis como um email ou uma mensagem instantânea. Nós vamos continuar combinando inovação através de tecnologias de ponta com serviços especializados resultando em uma proposta de valor diferenciada para os clientes que precisam focar no seu core business”, finalizou Darcio Pascale, Diretor de Tecnologia AD Digital.
Nova estrutura
No início deste ano, investiu em contratações de peso e trouxe para o seu time, os executivos Jorge Hassen, Hugo Carvalho e Hugo Nascimento.
Jorge Hassen tem mais de 27 anos de atuação em empresas nacionais e internacionais de tecnologia tendo atuado em todo o ecossistema da indústria no fornecimento de infraestrutura e softwares desde fabricantes, distribuidoras, revendas e integradores de sistemas. Foi presidente de 1996 até 2010 da Telsinc antes da companhia ser vendida para a SondaIT, onde assumiu a posição de Vice-Presidente de Plataformas. Recebeu diversos prêmios em reconhecimento ao alto padrão de qualidade na prestação de serviços pela Telsinc. Na AD-digital responde interinamente pela unidade de TI, pronta para oferecer soluções de Infraestrutura para Conectividade, Mobilidade, Segurança, Data Center, Colaboração via Telefonia IP, Comunicação Unificada, Virtualização e Armazenamento através de servidores, storage, Unified Computing, Backup e Backbone IP, Broadband, Optical, Broadcast TV, PayTV, IPTV na parte de Telecom.
O executivo Hugo Carvalho, também se uniu a equipe no último trimestre de 2014, é formado em economia pela Universidade Mackenzie, trabalhou 10 anos no mercado financeiro, desenvolvendo soluções e serviços para grandes clientes do Banco Real. Nos últimos 20 anos, ele têm desenvolvido serviços e soluções de TI para o mercado brasileiro e latino-americano em empresas de grande reconhecimento como Telsinc e SondaIT, na qual ele foi o Diretor de Entrega. Hugo responde na AD-digital pela Unidade de Serviços da AD Digital. O portfólio de serviço é composto de soluções end-to-end ao cliente, ou seja, do design da solução, gestão de projetos, instalação, suporte, manutenção até a operação.
Hugo Nascimento se juntou ao time em fevereiro de 2015. Engenheiro eletrônico com especialização em Telecomunicação tem 16 anos no mercado de vídeo e conhece profundamente o ecossistema Cisco. No currículo consta a participação no desenho e implantação nas principais redes de TV do Brasil, além de Headend para operadoras de Pay-TV (CABO, MMDS, IPTV e DTH), desenho e implantação de estações de uplink, e transmissão de radio enlaces para contribuição entre emissoras filiadas de broadcasters em cerca de 15 diferentes países, já estando acostumado com o ambiente de missão crítica de televisão. Nos últimos anos, como arquiteto de soluções desenvolveu projetos turnkey de gestão e monetização de conteúdos para clientes Tier 1 nos Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Argentina, México e Brasil. Foi responsável por um dos maiores projetos de Cisco que contemplou a implementação simultânea de 30 headends completos em diversas cidades em todo o México para a maior operadora de TV a cabo do país.
A área de Cloud será gerenciada por Sonia Poloni, atual diretora de marketing da AD-Digital, que trabalha na Companhia desde 2011. A unidade de vídeo e entretenimento permanece sobre a alçada de Daniela Souza, Diretora Executiva da AD-digital.
A AD-Digital conta com um amplo portfólio e vasta rede de parceiros consolidados globalmente como Cisco, Quantum, Grass Valley, Adobe, Kaltura, APC, Belden, Telestream, entre outras, para atender o mercado com qualidade, confiança e comprometimento.