Ter um e-commerce não é apenas realizar vendas em escala. É necessário adotar algumas estratégias para aumentar sua conversão e conquistar mais clientes. Por isso, se você é iniciante na criação de uma loja virtual, uma das estratégias fundamentais é aumentar a confiabilidade e a credibilidade da sua loja virtual.
Quer saber como? Confira nossas 7 dicas práticas!
1. Site profissional
O primeiro passo para ter mais credibilidade é investir na criação de um site profissional.
Afinal, o conteúdo visual é a primeira coisa que os usuários vêem e ele impacta diretamente a decisão de compra.
Basta se colocar no lugar do usuário.
Se você acessar um site que não tem boa usabilidade no smartphone, cores desconexas, fontes que não harmonizam e botões em lugares não estratégicos, você confiaria nessa loja?
Isso inclui todo o design e usabilidade das páginas, desde a hierarquia visual a links quebrados.
2. Sistema de avaliação e feedbacks público
Permita aos seus clientes um feedback público e honesto.
Disponibilize dentro do seu e-commerce algum software integrado com comentários e avaliações de outros clientes.
Além disso, sempre monitore os comentários espontâneos em locais de avaliação como o Google Meu Negócio, Facebook e Reclame Aqui.
Entre em contato individualmente e responda publicamente os usuários para entender as situações em que houve uma experiência ruim.
Além de mostrar aos seus potenciais clientes que sua empresa é séria e preza pela qualidade de atendimento dos usuários, você coleta feedbacks para implementar mudanças necessárias no e-commerce.
3. Selos de segurança e qualidade
Outro ponto importante para aumentar a confiabilidade e credibilidade da sua loja virtual é ter certificados de segurança e deixar os selos de qualidade visíveis no rodapé ou na barra lateral das suas páginas.
O sistema de segurança mais usado atualmente é o Site Blindado, mas você pode integrar outros certificados.
Eles servem para mostrar ao usuário que seu e-commerce passou por uma auditoria de segurança e foi aprovado como confiável.
4. Suporte em tempo real
Para quebrar a objeção do cliente que pensa que sua empresa é uma farsa, ofereça suporte em tempo real.
Insira um chat online ou use um pop-up para mostrar ao usuário o número de atendimento. Isso passa mais confiança ao cliente.
Afinal, é comum que potenciais clientes tenham medo de não receber respostas caso tenham algum problema com o produto.
Além disso, uma pesquisa indicou que os consumidores brasileiros preferem um bom atendimento à preço baixo.
Portanto, ter um atendimento eficiente é uma grande vantagem competitiva.
5. Crie uma página “Sobre”
Uma página de “Sobre” ou “Quem Somos Nós” é fundamental em qualquer e-commerce.
Mostre aos usuários que sua empresa é real e que ela tem uma história, uma trajetória.
Conte um pouco de como seu e-commerce surgiu e, de preferência, coloque uma foto de toda a equipe na página.
Ver fotos do local e dos colaboradores diminui a resistência do usuário com uma loja que ele não conhece.
6. Seja ativo nas redes sociais
Ao entrar na sua loja virtual, um usuário que nunca comprou seu produto provavelmente irá pesquisar a empresa nas redes sociais.
Por isso, sempre mantenha as redes atualizadas, com informações atuais, postagens frequentes e interação com os comentários.
Isso mostra ao usuário que sua empresa é real e acessível.
7. Depoimentos e menções
Por último, ofereça a alguns clientes um desconto ou brinde em troca de um depoimento real, em texto ou em vídeo (vídeos são mais efetivos).
Peça autorização para inserir esses depoimentos em sua página e veja o poder da prova social agir.
Além disso, se sua loja saiu em algum release, notícia ou foi comentada por alguma celebridade, insira o link e imagem dessas menções na sua página.
Com essas dicas, você com certeza vai conseguir aumentar a confiabilidade e a credibilidade da sua loja virtual.