Mapeamento de riscos operacionais em cloud

O Grupo Confidence empresa do mercado de câmbio turismo no Brasil e vendas de cartões pré-pagos de viagens internacionais – utiliza, como ferramenta essencial para a gestão dos riscos operacionais, o Regence, solução da UB Sistemas, uma das mais importantes provedoras de soluções de Compliance e Gestão de Riscos do mercado. 

O objetivo do Regence, como explica Álvaro Machado, superintendente de Governança Corporativa do Grupo Confidence, é mapear os riscos operacionais e detectar onde há possibilidade de ocorrer perdas, cumprindo a resolução 3380, do Banco Central, e permitindo a criação de um plano de ação para melhoria dos procedimentos das empresas.

Instalados em produção desde início de 2012, os dois módulos do Regence utilizados pelo Banco Confidence e pela Confidence Câmbio – Riscos Operacionais e Agenda Legal – apresentam diversos ganhos, como agilidade, segurança e confiabilidade, além de terem provocado mudanças importantes na instituição, como a implantação de uma cultura de gerenciamento de riscos.

Entre os benefícios, Machado ressalta o fato de que a informação, após gravada, não pode mais ser apagada, o que dá transparência e segurança, impedindo manipulação de resultados. Além disso, amplia a confiabilidade junto ao próprio Banco Central, pois o sistema é automatizado.

A possibilidade de gerar relatórios qualitativos e quantitativos, assim como a facilidade de uso, também são destacadas pelo superintendente de Governança Corporativa.

Disponibilizado em cloud computing e comercializado no modelo SaaS (Software as a Service), o Regence, da UB Sistemas, trabalha com os registros de eventos de perdas e de possíveis riscos operacionais, que são cadastrados pelos gestores ou capturados automaticamente do sistema contábil.

Como explica Othederaldo de Araújo, diretor executivo da UB Sistemas, o Grupo Confidence adquiriu dois módulos do Regence, software de GRC (Governança, Riscos e Compliance): o sistema de Riscos Operacionais atende à Resolução 3380, do Banco Central, e inclui mapeamento de processos, identificação de riscos, qualificação de riscos, implantação de controles para mitigação, CSA (Control Self-Assessement) e tratamento de perdas operacionais. Já o sistema de Agenda Legal controla a remessa de obrigações para órgãos reguladores, a exemplo do Banco Central, CVM e Receita Federal.

Além da implantação da solução, a UB Sistemas respondeu pela adequação dos módulos aos sistemas corporativos do Grupo Confidence, treinamento dos gestores, modelagem de dados (melhores práticas de gestão de riscos) e manutenção legal e corretiva.

Share This Post

Post Comment