Rede de entrega de conteúdo promove segurança e agilidade na informação

*Por Isabela Iori

A transnacional especialista em soluções de segurança e web performance, Exceda, está presente na América Latina desde AlexSoares2002. A companhia possui um portfólio com soluções globalmente distribuídas e de grande escalabilidade, composto por aceleração de aplicativos, streaming e segurança.

A CDN (Content Delivery Network) é um serviço de rede de entrega de conteúdo responsável por garantir que as trocas de informações, sites e outros serviços utilizados pelas pessoas estejam, disponíveis, seguros mediante aos ataques de harckers, o que auxilia as empresas a manterem sua atuação. “Isso é possível por meio de uma infraestrutura de servidores e interligações distribuídos junto aos ISPs o que coloca tais serviços mais próximos das pessoas, em qualquer lugar do mundo, e consequentemente mais rápidos”.conta Alex Soares, Arquiteto Sênior de Inovação na Exceda.

Esse tipo de rede oferece segurança e agilidade na entrega de conteúdos a milhares de pessoas ao redor do mundo, o que torna-se decisório nos negócios, como por exemplo, na navegação em um site de compras, no excesso de tráfego em um site e outras situações.

“É utilizado por 10 dos 10 maiores provedores de serviços em todos os segmentos; aplicações corporativas se tornam mais acessíveis globalmente, sites de e-commerce podem servir a mais usuários de forma mais rápida garantindo mais conversões e vendas, conteúdo multimídia – filmes em streaming, podcasts, vídeos de notícias, etc – sem interrupções, instituições financeiras garantem segurança e rapidez de atendimento aos seus clientes”.

Segundo o Sênior, para as companhias que se interessarem nesse serviço, é preciso realizar uma pesquisa de viabilidade dos custos para saber o que é melhor para a empresa, que pode investir em outros ativos como CAPEX ou OPEX.

“Sob um olhar mais técnico, normalmente não são necessárias intervenções do lado do cliente; mesmo que sejam implementados serviços mais complexos e que se tornam parte do seu fluxo de trabalho; eventualmente alterações menores são necessárias em função de especificidades na forma como são desenvolvidas as aplicações”.

O Brasil ocupa, atualmente, o 4º país no mundo em quantidade de usuários que adotaram esse serviço. “Isso representa menos de 60% da população do país, e significa que há espaço para mais pessoas navegarem na web e acessarem conteúdo”. Soares acrescenta que os benefícios para os usuários estão relacionados diretamente a experiência de “navegação e consumo de conteúdo, bem como maior segurança para seus dados”.

“A CDN é parte integrante do serviço dos clientes e, em função de sua natureza distribuída e tecnologia embarcada, é capaz de absorver e mitigar acessos maliciosos em qualquer escala. Ainda, ela implementa diversas proteções para diferentes necessidades e modelos de negócio. Existem soluções voltadas para os serviços de DNS”, finaliza.

 

Share This Post

Post Comment