NVIDIA anuncia soluções de IA no Brasil

NVIDIA anuncia soluções de IA no Brasil

A NVIDIA anunciou que está trazendo ao Brasil soluções desenvolvidas para a alta demanda computacional nas empresas que a inteligência artificial exige. Entre elas está a família de supercomputadores NVIDIA DGX. Trata-se de uma plataforma equipada com 4 GPUs NVIDIA TESLA V100 desenvolvidas para técnicas de IA, otimizadas para deep learning e com um poder computacional equivalente a 4 racks de servidor em um formato de workstation.

Hoje 70% das pesquisas de imagens médicas são baseadas em deep learning e a receita global de software de 22 casos-chave de uso de IA no setor de serviços de saúde crescerá até US$ 8,6 bilhões anualmente até 2025. Os servidores NVIDIA DGX prometem processar e analisar grandes quantidades de dados gerados por diversas aplicações com enorme poder computacional. O servidor já está disponível no Brasil através da rede de parceiros autorizados da NVIDIA: Accept, Decatron, Risc Technology e Atos.

Outra solução é a Jetson Nano, um mini computador de IA que possibilita a criação de milhões de sistemas inteligentes. O computador é compatível com a plataforma de AI CUDA-X e oferece 472 GFLOPS de desempenho computacional para executar cargas de trabalho de IA modernas, com alta eficiência energética e consumindo menos de 5 watts. A Jetson Nano inicialmente possui um kit para desenvolvedores (Developer Kit) que traz o poder da IA moderna para uma plataforma de baixo custo, possibilitando uma nova onda de inovação por parte dos fabricantes, inventores, desenvolvedores e estudantes.

Eles podem desenvolver projetos de IA que não eram possíveis anteriormente e levar os já em desenvolvimento para um próximo nível — robôs móveis e drones, assistentes digitais, dispositivos automatizados, reconhecimento facial através de câmeras e muito mais. O kit vem com suporte imediato para Linux, compatibilidade com muitos periféricos e acessórios populares, além de projetos e tutoriais prontos para uso que ajudam os fabricantes a se familiarizarem com IA rapidamente. A Jetson Nano estará disponível no Brasil no segundo semestre de 2019.

A NVIDIA apresenta ainda um dos componentes da mais nova plataforma de computação acelerada NVIDIA EGX a GPU NVIDIA Tesla T4, que foi criada para atender à crescente demanda de execução de IA chamada de edge computing, processando localmente uma grande quantidade de dados que eventualmente serão enviados para a nuvem. Até 2025, 150 bilhões de sensores de máquinas e dispositivos de IoT transmitirão dados contínuos que precisarão ser processados, números maiores do que os produzidos atualmente por indivíduos que usam smartphones.

Os servidores equipados com a NVIDIA Tesla T4, serão distribuídos em todo o mundo por provedores de computação corporativos globais como ATOS, Cisco, Dell EMC, Fujitsu, Hewlett Packard Enterprise e Lenovo. Eles também estão disponíveis nos principais fabricantes de sistemas de servidor e IoT: Abaco, Acer, ADLINK, Advantech, Rack ASRock, ASUS, AverMedia, Cloudian, Connect Tech, Curtiss-Wright, GIGABYTE, Leetop, MiiVii, Musashi Seimitsu, QCT, Sugon, Supermicro, Tyan, WiBase e Wiwynn.

“A divisão NVIDIA Enterprise desenvolve soluções com alto poder computacional, para intensificar a adoção da inteligência artificial nas empresas, mostrando o valor da GPU, o motor de engrenagem para a IA moderna”, afirma Marcio Aguiar, Gerente Sênior da divisão Enterprise NVIDIA na América Latina.

Por último, a NVIDIA Quadro RTX 4000 traz para os mais de nove milhões de artistas e designers ativos, inovações como a capacidade de interagir com modelos complexos e cenas com iluminação de Ray Tracing, a velocidade mais rápida do setor para renderizar imagens realistas e novos recursos baseados em IA para acelerar o processo de produção. É a aplicação GauGAN, onde o usuário pode rascunhar formas geométricas básicas que através da Inteligência Artificial vão ser transformadas automaticamente em imagens, criando uma paisagem foto realística. Tudo isso foi possível através de uma rede neural treinada com milhões de imagens.

A NVIDIA dedica-se a melhorar o mundo através do avanço da computação de alto desempenho, o instrumento essencial das descobertas científicas atuais. A companhia é pioneira na computação acelerada por GPU - uma forma de computação que alcança desempenho simplesmente impossível com computadores normais. Mais de um milhão de pesquisadores, cientistas de dados e profissionais de criação trabalham com a tecnologia NVIDIA. Adicionalmente, a empresa fornece o mecanismo de computação que possibilita melhorar serviços de saúde e resultados de exames de imagens em pacientes, ajudar a criar cidades inteligentes para diminuição de congestionamentos, encontrar crianças perdidas com mais facilidade e até fornecer energia dinâmica para onde realmente é necessário, sem falar nos já conhecidos carros autônomos ao contribuir para melhorar simulações que vão tornar essa tendência uma realidade.

Share This Post

Post Comment