Tecnologias exponenciais: quais são e como beneficiam os negócios

Tecnologias exponenciais: quais são e como beneficiam os negócios

As tecnologias exponenciais são inovações que dobram em potência ou velocidade de processamento a cada ano, enquanto seu custo cai pela metade. Seu crescimento é, portanto, em ritmo acelerado, e líderes e gestores precisam se esforçar para acompanhá-lo de forma a manter a competitividade dos seus negócios. Essa, porém, não é uma tarefa simples, já que nós, seres humanos, somos mais lineares. No entanto, as organizações que não se adaptarem às novas tecnologias — e investirem, por exemplo, na automação do back office — tendem a desaparecer.

Mas, afinal, o que é exponencial? O termo significa que um número irá dobrar a cada período definido. Baseado nesse conceito, Gordon Moore — cofundador da Intel —, observou que a capacidade de processamento dos computadores dobra a cada dois. A então batizada Lei de Moore foi comprovada, e hoje sabemos que a maioria das tecnologias se move em uma curva exponencial. Por isso, seu smartphone provavelmente tem mais poder de computação do que um supercomputador dos anos 90, apesar de custar menos.

Neste artigo, conheça as tecnologias exponenciais que estão impulsionando a inovação e os seus benefícios para os negócios. Acompanhe!

Investir na transformação digital é imprescindível para se manter no mercado. Conheça as vantagens de modernizar o back-office:

Os 6Ds da tecnologia exponencial

A tecnologia exponencial está tirando do mercado empresas e indústrias lineares, ou seja, aquelas que se recusam a substituir seus processos tradicionais por soluções digitais de ponta a ponta. Mas para as organizações inovadoras, a atual disrupção pode se tornar uma ótima oportunidade.

Peter Diamandis, fundador da Singularity University, explica que as organizações lineares correm um grande risco com os Six Ds of Exponentials — ou 6Ds das tecnologias exponenciais: digitalização, decepção, disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização

1. Digitalização

Uma tecnologia começa a se tornar exponencial quando seus processos tradicionais são digitalizados. Instituições financeiras inovadoras, por exemplo, já oferecem onboarding digital. Assim, os clientes podem abrir uma conta pela internet sem necessidade de ir até uma agência.

2. Decepção

Após a digitalização, algumas tecnologias são consideradas irrelevantes por não atenderem a expectativa das pessoas. Mas essa é uma fase de engano, pois as soluções logo começam a avançar rapidamente. É apenas o início da curva do crescimento exponencial.

3. Disrupção

Quando bem desenvolvidas, as tecnologias começam a interferir nos mercados consolidados, que podem até deixar de existir se não acompanharem as mudanças. Até os bancos mais tradicionais estão investindo em serviços digitais para competir com as fintechs, não é mesmo? A disrupção do Uber no setor de transporte privado sob demanda, é um outro exemplo.

4. Desmonetização

A desmonetização acontece quando não é mais necessário pagar por um determinado produto ou serviço, ou quando seu preço cai como consequência da inovação tecnológica. O diploma digital, por exemplo, eliminou a necessidade das Instituições de Ensino Superior (IES) imprimirem o documento.

5. Desmaterialização

Na desmaterialização, ferramentas são substituídas por aplicativos e os processos que antes só eram realizados manualmente, passam a ser executados no ambiente digital. A assinatura digital, por exemplo, substitui a versão manuscrita, viabilizando a formalização de processos e contratos eletrônicos, bem como a eliminação de papel.

6. Democratização

À medida que os custos diminuem, a tecnologia se torna acessível para um maior número de pessoas. Isso incentiva, inclusive, a competitividade no mercado e a continuidade dos avanços tecnológicos exponenciais. Quantos negócios já estão migrando seus processos para a nuvem devido à flexibilidade de sua infraestrutura e condições de pagamento?

Quais são as tecnologias exponenciais e qual seu impacto nos negócios

Se hoje é possível escolher entre uma série de provedores de nuvem para armazenar seus documentos, é porque uma tecnologia exponencial a antecedeu — provavelmente mais cara. Os 6Ds nos mostram como as soluções exponenciais são disruptivas e democráticas, facilitando não  apenas o consumo, mas também a continuidade das inovações.

Mas quais são as tecnologias exponenciais que estão beneficiando negócios de todos os setores

Confira as principais:

Inteligência Artificial 

Uma das tecnologias mais significativas, a Inteligência Artificial (IA) contribui para o desenvolvimento de ferramentas baseadas em tecnologia, como ensinar robôs a reconhecer padrões e agir de acordo com o que foi descoberto

Speech Analytics, por exemplo, é uma IA que facilita a busca por informações em telefonemas — em chamadas gravadas ou em tempo real — entre clientes e atendentes. Com isso, as organizações podem extrair informações dos arquivos de áudios para conhecer melhor seus clientes, identificar problemas nos processos, mapear solicitações comuns e tomar decisões data-driven.

Internet das Coisas

Com a chegada do 5G — que está começando a se expandir pelo Brasil —, as conexões digitais vão ficar mais rápidas e a Internet das Coisas (IoT) vai impulsionar ainda mais a inovação nas empresas. Será possível criar ecossistemas altamente conectados, favorecendo a consolidação de cadeias de suprimentos mais eficientes.

As organizações podem promover a hiperautomação e também implantar dispositivos inteligentes para, por exemplo, controlar o estoque. O setor de compras pode, então, receber notificações quando determinado item estiver acabando, evitando a escassez de produtos.

Ciência de dados

Com a digitalização, as empresas começam a processar um volume de dados cada vez maior. Por isso, a transformação digital só é completa quando a ciência de dados começa a ser levada a sério em uma empresa

Essa tecnologia exponencial permite a análise de dados, fornecendo insights que ajudam a compreender melhor os processos, definir metas, identificar oportunidades e tomar melhores decisões. A aplicação de process discovery e data mining, por exemplo, irá ajudá-lo nessa tarefa, assim como a estruturação de um data lake.

Blockchain

Um blockchain é um sistema descentralizado que processa e registra transações na internet. Trata-se de uma tecnologia tão robusta, que cada token — mídia utilizada para armazená-lo — é único e não pode ser duplicado

Empresas podem então aproveitar o blockchain para garantir segurança às transações e acesso a processos-chave. Dessa forma, ao invés de contar com apenas um responsável por uma atividade crítica — e correr o risco de perder acesso caso o colaborador saia da empresa ou tenha algum outro problema —, você pode descentralizar tarefas, pois a imutabilidade da tecnologia impede fraudes e falsificações.

A transformação digital é essencial para qualquer negócio. Ao investir em tecnologias exponenciais você simplifica processos e impulsiona os resultados da sua empresa. 

Publicado originalmente em Stoque

Share This Post

Post Comment