Site com promessas de saques esquecidos em conta é golpe, alerta Kaspersky

Site com promessas de saques esquecidos em conta é golpe, alerta Kaspersky

Golpistas entram em contato com vítimas ao enviar um link falso do Brasil Consultas, alegando que existe um valor esquecido a ser retirado. Porém, para essa transação ser efetivada, é preciso realizar o pagamento de uma taxa de R 97. Com diversas reclamações no ReclameAqui e //www.tiktok.com/@dr.amarildofilho/video/7246823748412656901?q=consulta%20brasil&t=1687789490774">relatos nas redes sociais, a própria empresa se manifestou pelas redes para alertar a respeito dos golpes. Para evitar o aparecimento de novas vítimas, a Kaspersky revela detalhes de como o golpe funciona e dá dicas de como descobrir se realmente há algum dinheiro esquecido.

O golpe se mostra uma variação do “Valores a Receber”, utilizando a temática dos valores recém liberados pelo Banco Central. A novidade desse golpe do "Brasil Consulta" ou "Consulta Brasileira" é que, para liberar o valor, a vítima precisa pagar uma suposta "taxa de saque".

Ao clicar no link para a página maliciosa, o site pede dados pessoais como CPF, data de nascimento e chave PIX – dados que o golpista poderá usar posteriormente em novas fraudes. A página também aceita qualquer dado falso, sem fazer verificação do mesmo. Caso a vítima efetue o pagamento (por PIX ou cartão de crédito), o valor poderá ser perdido, com o PIX como uma forma mais difícil de reaver o dinheiro. O pagamento era processado por empresa legítima que processa pagamentos online e, no momento da análise, a página estava fora do ar, provavelmente retirada por denúncias de fraude.

Exemplo de site fraudulento

É comum que criminosos usem elementos visuais que imitam o site do Banco Central ou até termos conhecidos como “Valores a Receber” e “gov” no nome do domínio. O objetivo é fazer as vítimas pensarem que se trata de um site verdadeiro. Por essa semelhança muitas vezes entre um site oficial e uma fraude, é importante ter cuidado antes de fornecer suas informações ou enviar pagamentos, por mais que o site pareça verdadeiro e de uma empresa de renome.

No site analisado da fraude, é possível ver uma palavra com a ortografia incorreta. Essa atenção com as palavras, layout da página e até se o site possui outras “páginas” dentro dele, como abas e seções que podem ser acessadas com mais informações, podem dizer se ele tem traços confiáveis ou não. Um site verdadeiro dificilmente terá erros ortográficos facilmente identificáveis e também as chances de um site íntegro ser uma página única são baixas”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Comentários de supostas pessoas que fizeram o processo na página para gerar segurança

Essa atenção é crucial para evitar golpes, mas muitas vezes não é suficiente. Além desse cuidado, pesquise com o site oficial do Consulta Brasil: entre em seu navegador e digite manualmente a URL do site oficial para conferir. Os sites e redes sociais oficiais podem auxiliar as pessoas a tirar qualquer dúvida e evitar o surgimento de mais vítimas”, complementa Assolini.

Para evitar mais vítimas desse golpe, a Kaspersky recomenda:

  • Preste atenção no site antes de colocar qualquer dado ou fazer algum pagamento: Veja a URL e como é a estrutura desse site. Ele possui erros ortográficos ou página única, sem outras seções? Então possui chances de ser um golpe.
  • Pesquise: Antes de fornecer alguma informação sua, busque pelo site no Google, no ReclameAqui ou, no caso de apps, na área de comentários antes de fazer o download. Se é um golpe, provavelmente terá reclamações de outras vítimas ali.
  • Use uma boa solução de segurança: Ela irá avisar sobre os possíveis sites maliciosos e ataques de phishing, como as soluções da Kaspersky.

Caí no golpe! E agora?

Caso o pagamento tenha sido feito usando cartão de crédito, comunique-se com seu banco e solicite o cancelamento do pagamento.

Caso tenha feito via PIX, comunique-se com seu banco o mais rápido possível solicitando o MED (mecanismo especial de devolução).

Caso o pagamento tenha sido feita via boleto, não há muito o que fazer. Abrir um boletim de ocorrência também é recomendável para registrar a fraude.

Share This Post

Post Comment