Tendências globais para Internet em 2014

* por Sabrina Gal​lier

A cada ano novas empresas e ideias estão surgindo ao redor do mundo. Com a propagação mais democrática da internet e a difusão da informação cada vez mais ágil, o mundo tem mudado rapidamente e, para nós, empreendedores e empresários, este cenário apresenta inúmeras oportunidades, mas também riscos. Dentre as pequenas empresas de hoje, algumas possuem grandes chances de se tornarem grandes amanhã, e isso vem acontecendo cada vez mais rápido.provedor de internet

Enquanto segmentos inteiros são criados e estão em expansão, outros são reestruturados em meses. As mudanças de comportamento chegam ligeiras e podem mudar hábitos de consumo de toda uma geração, a agilidade nas empresas em perceber em tais mudanças, preverem o mercado e se reinventarem, é crucial a longo prazo.

O maior acesso à Internet móvel e o crescimento da venda de smartphones e tablets já não é novidade e  chama a atenção de grandes marcas, que têm investido grande parte da verba publicitária no meio digital.

O Mercado está bastante estável, os especialistas não estão prevendo uma “bolha na internet”, como a que aconteceu no ano 2000, mas a rede de comunicação tem visto uma mudança de plataformas de redes sociais abertas parar e de privadas, devido ao uso, por exemplo, do Whatsapp e Snapchat, crescer.

A internet está reestruturando indústrias sólidas como a Hoteleira, Transporte e Comércio. As pessoas tomam a maior parte das decisões online e muitos sites/aplicativos vêm redefinindo esses comportamentos. A indústria hoteleira foi impactada pelo Airbnb; no comércio eletrônico mundial o impacto veio do Alibaba; nos transportes tem aplicativos como o Uber, o 99taxi e o Waze.

O universo da música também está em mudança e se reestruturando. As pessoas cada vez mais vêm consumindo música através de streaming ao invés de compras de áudio digital via downloads de mp3, por exemplo. O streaming de música aumentou 32% enquanto a compra de música caiu 6%. Alguns aplicativos recentes em crescimento acelerado são o Spotify, Rdio, Deezer, iTunes, soundcloud, entre outros. O mercado chinês está inovando também, o aplicativo Wechat tem 400 milhões de usuários e, além de mensagens, também acha taxis e restaurantes e gerencia investimentos, entre outras funcionalidades.

O interesse crescente em crypto moedas, uma moeda digital, como o Bitcoin é real. A carteira para Bitcoin (Bitcoin wallet) cresceu 8 vezes ano passado. Cada vez mais os negócios estão aceitando crypto moedas como meio de pagamento e o Bitcoin inteve seu melhor trimestre até agora.

O compartilhamento de fotos continua crescendo absurdamente, mas agora são compartilhadas de forma mais privada. O crescimento foi principalmente nos aplicativos de Whatsapp e Snapchat.

Encontros românticos estão mudando de contexto. O aplicativo Tinder é um dos mais usados no mundo, com 21 milhões de “encontros” virtuais (matches). No Brasil, já são mais de 10 milhões de usuários

​.​
Durante comerciais de TV, grande parte das pessoas se volta para alguma outra tela, como a do tablet ou cellular e só voltam novamente à TV quando o programa assistido retorna dos comerciais. Segundo a comScore, os brasileiros que hoje têm acesso à Internet já gastam mais tempo na web do que aqueles que assistem à TV. São 52,3 milhões de brasileiros que navegam na Internet diariamente, com um tempo médio que passa de 3h30 durante a semana e de 20h por mês.
Quem souber aproveitar estas mudanças na sociedade e inovar, tem um campo vasto de possibilidades e a chance de mudar a forma toda uma forma de comunicação ou de prestação de serviço.

 

* Sabrina Gal​lier é formada em Comunicação, pela San Diego State University, Sabrina tem grande experiência na área de marketing, com passagem em grandes empresas, como Business Online, Covario e Peixe Urbano. Com forte expertise em planejamento de marketing online, a executiva decidiu criar em 2012 seu próprio negócio, quando lançou – junto com dois amigos - o Nibo, do qual é hoje CMO.

Share This Post

Post Comment