Enxergando o mercado de forma digital

*Por Flavia Pollo Nassif

Não é da noite para o dia que uma empresa se torna digital. É necessário uma ruptura do conceito tradicional de negócio para que as corporações consigam alcançar sucesso na transformação digital.

Um dos principais problemas é que o mercado ainda executa projetos de transformação digital com iniciativas isoladas, sem qualquer alinhamento com um roteiro mais amplo ou com uma estratégia de negócio definida.  E a falta de estratégia é um grande obstáculo para a transformação digital, que pode desacelerar um projeto ou comprometê-lo por completo.

Negócios digitais também requerem uma nova visão do modelo tradicional de desenvolvimento de software e a adoção de tecnologias que sustentem um mundo onde a regra é o time-to-market. Os processos, métodos e práticas de TI devem ser ajustados à velocidade das mudanças do cenário empresarial onde, cada vez mais, as inovações de negócios são baseadas em software.

Pesquisa realizada pelo Gartner mostra que os executivos entrevistados esperam que 41% da receita das companhias venha de negócios digitais até 2020. Porém, em 2016, muitas empresas ainda não começaram a transformação do negócio digital. Outra pesquisa realizada pela IDC aponta que ambientes com sistemas de diversos fornecedores, muitos processos manuais e o legado são os principais obstáculos que podem retardar ou inviabilizar a transformação  das companhias.

É nesse momento que uma companhia com visão estratégica de negócio e com o respaldo da tecnologia, entrega resultados benéficos no alcance do negócio digital. Não falo aqui em investimentos em tecnologia, mas sim numa nova visão para utilizar as ferramentas tecnológicas já adquiridas que, com o apoio de analistas e cientistas de dados, passam a gerar resultados financeiros dentro da empresa. É um novo olhar que vai do negócio para a tecnologia que faz os investimentos valerem à pena. Essa visão digital business é fundamental para a monetização das ferramentas de TI e para o melhor aproveitamento dos investimentos já feitos em BI e Big Data.

*Por Flavia Pollo Nassif, diretora comercial da Triad Systems

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