IoT e AI a serviço da competitividade

IoT e AI a serviço da competitividade

A IoT (Internet das Coisas) e a AI (Inteligência Artificial) ajudam setores como call center, facilities, varejo e indústria a reduzir custos e ganhar eficiência. Como conseqüência, se tornam mais competitivas e melhoram margens de lucros. O segredo, segundo Leandro Simões, CEO da EVOLV, é a possibilidade de parametrização, controle e gerência online e em tempo real que as novas tecnologias permitem.

Uma das principais vantagens do uso dessas tecnologias é a velocidade com que as soluções começam a apresentar resultados positivos. Isso ocorre, segundo Simões, por conta do DNA tecnológico da Internet das Coisas e Inteligência Artificial, que desde o primeiro segundo de operação começam a coletar e analisar as informações do sistema onde foram inseridas.

“Com sensores IoT é possível coletar dados e parâmetros relevantes dos processos de diferentes áreas de uma empresa. Com essas informações disponíveis em uma plataforma inteligente é possível começar a gerar indicadores que sejam relevantes para o negócio, de maneira prática e acionável”, explica Simões.

Este tipo de solução tecnológica customizável pode ser aplicada a qualquer empresa, principalmente naquelas em que as margens de lucro são apertadas e a competitividade é fator chave para o sucesso. “Saber quais são os gargalos e em quais áreas da empresa é possível otimizar processos significa produzir mais com menos recursos. Ter dados é fundamental para isso, é o conceito de que quem não controla, não melhora”, afirma Simões.

Soluções de IoT podem ser aplicadas para monitorar desde parâmetros de linha de produção na indústria, aplicações essas que hoje já são comuns, ou indo até monitorar processos das áreas de facilities e manutenção de uma empresa, que geralmente são áreas de suporte ao negócio e que, tipicamente, não contavam com essas ferramentas. “O que temos observado é que existe muita oportunidade em reduzir custos em atividades de facilities, como limpeza de ambientes, gestão de climatização e consumíveis, bem como áreas de manutenção, como predizer a saúde de um equipamento antes de uma falha ocorrer. Acredito que essas áreas poderão trazer grande diferenciação do ponto de vista de custos e eficiência das empresas nos próximos anos”, observa Simões.

Casos de sucesso

Como exemplo para as áreas de facilities, a EVOLV desenvolveu uma solução que otimiza a limpeza de banheiros e ambientes, com aplicação de sensores de que medem o fluxo de pessoas nesses locais em tempo real. Essa informação é passada para um sistema de controle e gerenciamento que alerta a equipe de limpeza o momento ideal para se deslocar ao ambiente.

“Ao conseguir mensurar e otimizar a limpeza, o gestor de facilities consegue evitar desperdícios de água e economizar em material de limpeza, evitando visitas da equipe de limpeza antes que seja necessário”, afirma Simões. “Além disso, o gestor recebe informações úteis sobre o fluxo de utilização dos ambientes, podendo assim programar melhor a quantidade de funcionários necessários para realização dos serviços, bem como determinar os melhores horários”, completa o CEO.

Conhecer o fluxo de pessoas também é uma vantagem para varejistas, que podem determinar os melhores dias e horários para ações de marketing e assim aumentar o tíquete médio das vendas. Outra oportunidade que esta informação permite é determinar a quantidade de colaboradores para atender os consumidores, assim como a frequência da disponibilidade de produtos em exposição.

Share This Post

Post Comment