A Sonda IT corrobora com a afirmação de que o aumento das demandas tributárias oneram as organizações e impulsionam a busca pelo atendimento de suas necessidades fiscais na modalidade de BPO (Business Process Outsourcing). “Devido ao novo cenário de obrigações fiscais, cada vez mais complexas e em maior número, causado principalmente pela entrada das obrigações acessórias, a demanda pela contratação do BPO aumentou significativamente na nossa oferta de serviços”, comenta Renato Matavelli, diretor da área de BPO da Divisão de Aplicativos Sonda IT.
Este crescimento pode ser observado nos 24% de aumento de novos contratos de BPO na unidade de Aplicativos da Sonda IT durante o primeiro trimestre de 2012, o que ocasionou, também, na ampliação da estrutura de atendimento da companhia, elevando em 20% a equipe, sendo que 10% de todos os colaboradores da Divisão estão focados no atendimento do BPO. “Além de ser uma área técnica, que deve ser de responsabilidade de especialistas, as companhias enxergaram que manter um time de TI especializado na área fiscal é, além de oneroso, de difícil manutenção, uma vez que o perfil desse profissional está em alta no mercado, o que gera um alto turnover nas empresas”, explica Matavelli.
A proposta da terceirização dos processos de negócios, ou, simplesmente do BPO, é permitir que os esforços da equipe de analistas da companhia permaneçam focados nos negócios da empresa e em temas de planejamentos estratégicos, tirando do foco, inclusive, a preocupação com custos variáveis na manutenção do parque tecnológico. “O modelo de BPO fiscal engloba tudo isso aliado à segurança em cumprir as exigências das regras do Fisco e manter a empresa segundo as normas da legislação”, finaliza Matavelli.