Até 2016, 36% do conteúdo digital gerado no mundo por consumidores serão armazenados na nuvem. No ano passado, este número era de 7%, mas a era pós-PC, a mobilidade e a necessidade por múltiplos dispositivos conectados estão levando ao aumento do conteúdo digital. As informações são do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que divulgará mais detalhes sobre o tema na Conferência Gartner AADI (Conferência Arquitetura, Desenvolvimento e Integração de Aplicações), que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Até amanhã, dia 13 de julho, os interessados terão desconto de R$ 610.
Segundo o Gartner, a necessidade global dos consumidores por armazenamento digital crescerá de 329 exabytes em 2011 para 4,1 zettabytes, em 2016, incluindo conteúdos digitais armazenados em PCs, smartphones, tablets, discos, Network Attached Storage (NAS) e repositórios em Cloud. Esse é um volume incrível, levando em conta que 4,1 zettabytes equivalem a 4,1 trilhões de gigabytes.
No curto prazo, a maior parte das necessidades de armazenar conteúdos será atendida por sites de mídias sociais, que já oferecem espaço gratuito para o upload de fotos e vídeos para compartilhamento. Apesar dos serviços de backup online serem utilizados como provedores de armazenamento na nuvem, seu armazenamento total atribuído a consumidores é pequeno em relação ao mantido pelos sites de mídias sociais.
“A tendência é que os serviços das empresas de backup online sejam oferecidos na forma de aplicativos em tablets, smartphones e TV com conexão banda larga, devido às parcerias entre os fabricantes de equipamentos e as empresas de storage online e sincronização. Os fornecedores de serviços na nuvem também aumentarão a oferta de armazenamento em Cloud”, diz Joseph Fieman, vice-presidente de pesquisa do Gartner e um dos palestrantes da Conferência Arquitetura, Desenvolvimento e Integração de Aplicações do Gartner.