Os benefícios da robótica na evolução da logística em transporte

Os benefícios da robótica na evolução da logística em transporte

Por Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

A tecnologia deixou de ser um diferencial competitivo para as empresas de logística e passou a ser uma obrigação há algum tempo. Sistemas como big data, inteligência artificial, de roteirização e de automações no geral são hoje requisitos básicos para uma empresa se estabelecer no mercado e se manter competitiva. Porém, outras tecnologias estão surgindo e devem causar um impacto cada vez maior nos setores de transporte e logística brasileiros, como é o caso dos robôs. Segundo pesquisa conduzida pela Tractica em 2020, estima-se que o investimento de robôs no setor logístico atinja US$ 22,4 bi até o final deste ano.

Além disso, outro estudo, realizado pela Boston Consulting Group, constatou que a combinação de robótica com outras tecnologias, com aprimoramentos de processos e com alterações no layout estrutural, pode gerar economia de até 40% em centros de distribuição.

Segundo Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier, empresa de logística especializada na roteirização e na entrega de cargas expressas, "a evolução tecnológica nos setores de logística e transporte de cargas sempre foi muito importante para o seu desenvolvimento no Brasil. A chegada de novos recursos criou possibilidades para que o desenvolvimento do setor acontecesse. Certas inovações, como é o caso da robótica, trazem uma economia em longo prazo, que supre o investimento feito inicialmente. Em tempos de pandemia e de crise, precisamos estar atentos às tecnologias que podem otimizar e baratear nossos processos".

A Flash Courier é uma empresa muito ligada a tecnologia e antes do início da pandemia fez um investimento de mais de R$ 16 mi em uma profunda estratégia de expansão, inovação e automação logística da empresa. O projeto consiste em 220 veículos guiados automatizados (AGV), além de três esteiras, sendo dela uma esteira cross belt de 800 saídas, capacidade três vezes maior que o equipamento em uso atualmente. A tecnologia está em fase final de instalação e deve entrar em funcionamento total no final de julho.

"Esse é o nosso primeiro passo no uso da robótica, que deve trazer padronização, segurança e velocidade à nossa operação. Baseados nos resultados que obtivermos com essa implementação, consideraremos a expansão do seu uso e a implantação de tecnologias semelhantes em outros processos da empresa", completa Guilherme.

Porém, ao contrário do que muitos podem acreditar, a implementação de robôs não vai causar demissões dentro da empresa. Isso porque a Flash Courier adicionará essa tecnologia à sua operação, o que fará com que a atual capacidade de roteirização de em média 6 mil pacotes por hora cheguem a 17 mil pacotes por hora com a implementação dos robôs e da esteira.

"Para rodar em sua plena capacidade, o projeto precisa de, pelo menos, 41 pessoas, apenas nos postos operacionais, por turno. Além dessas, o processo de acompanhamento e de suporte da operação envolverá até cinco pessoas por turno", informou Juliani.

Ao todo, a empresa, situada na região metropolitana de São Paulo e com franquias espalhadas por todo o Brasil, espera um aumento de 70% da produtividade, redução de erros operacionais, padronização de processos e maior segurança e velocidade na roteirização de suas entregas.

Share This Post

Post Comment