Automação na mineração: os desafios do setor

Automação na mineração: os desafios do setor

Por Hélio Sugimura, gerente de marketing da Mitsubishi Electric

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), mesmo em meio à pandemia, o Brasil fechou o ano de 2021 com um crescimento, em toneladas, de cerca de 7% na sua produção mineral em relação a 2020, com saldo das exportações de quase US$ 49 bilhões e participação de 80% no saldo comercial, que foi de US$ 61 bilhões.

Além disso, o transporte de minério de ferro liderou a movimentação portuária brasileira em 2021, com quase o dobro de volume do óleo bruto, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Técnicos do Ibram ainda destacam que a demanda por minerais fundamentais, como cobre, alumínio, níquel, entre outros, tem sido crescente, principalmente para uso em novas tecnologias de energia limpa. Mas, infelizmente, muitas vezes temos notícias de sérios impactos ambientais provocados pelas atividades mineradoras que, além de afetar locais, pessoas, animais, também afetam sobremaneira a saúde financeira de muitas empresas.

Automação: a chave para ganhar mais eficiência

O setor de mineração, encontra-se em um momento de virada devido aos desafios cada vez mais complexos, como a volatilidade dos preços do minério e a necessidade de atender as legislações ambientais. E a automação é a chave para ganhar mais eficiência e consolidar o relacionamento com colaboradores, comunidades, governos e o meio ambiente, em cada uma das etapas da cadeia de valor.

Esses desafios são um forte incentivo para inovar. Várias inovações digitais estão sendo implementadas em muitas operações de mineração em todo o mundo. Elas não apenas fornecem soluções para os problemas existentes, mas também transformam radicalmente os processos de mineração, aumentando a eficiência, a lucratividade e a capacidade de cumprir regulamentações mais rígidas.

Realizada em ambientes remotos, a atividade mineradora requer uma imensa infraestrutura para operar com produtividade e eficiência, e tecnologias digitais inovadoras e automatizadas ajudam a levar mais agilidade e segurança para essas operações.

O valor da inovação

Soluções de automação que aumentam a eficiência energética, por exemplo, contribuem para reduzir o consumo e, também, ao monitorar o funcionamento de máquinas, melhorar o seu desempenho e o seu ciclo de vida.

Outro exemplo é que com a disponibilidade de recursos de monitoramento de vida útil de acionamentos elétricos e monitoramento de condição de motores, é possível trabalhar de forma preditiva, com melhor planejamento de atividades de manutenção, evitando paradas de processos de transporte de minério. Outra possibilidade é do uso de softwares supervisórios para acompanhar indicadores de performance (KPI) e comparar com a eficiência de outras unidades produtivas.

Acompanhar e monitorar as operações de forma automatizada, além de facilitar o gerenciamento de forma mais eficiente, contribui para garantir a segurança das operações.

Share This Post

Post Comment