A HP anuncia, durante a Conferência Internacional de Supercomputação, uma parceria de HPC (sigla em inglês para computação de alto desempenho) com a Intel Corporation para promover a inovação para clientes e ajudar a expandir o acesso de empresas de todos os portes a soluções de HPC. Como parte da aliança, HP e Intel criarão um novo Centro de Excelência (CoE) projetado para reunir especialistas de ambas as organizações e dar suporte a clientes que estejam planejando, desenvolvendo, implantando e gerenciamento soluções de computação de alto desempenho.
A adesão à HPC vem rapidamente conquistando novos clientes de todos os portes, além de governos e meios acadêmicos, que buscam acelerar a análise de big data e insights de negócios. Previsões da International Data Corporation mostram que o mercado de servidores HPC alcançará US$ 15,2 bilhões em 2019[1].
Há no mercado uma “tempestade perfeita” que justifica a demanda acelerada por HPC em empresas de todos os setores:
- Abundância de novas fontes de big data a partir da adoção de computação de nuvem, mobilidade, multimídia, colaboração social e Internet das Coisas (IoT);
- A rápida transformação dos processos de negócios nas principais indústrias, como as de exploração de petróleo, genoma humano e negociação financeira em tempo real, e
- Recentes avanços em tecnologias de processamento, que viabilizam novos níveis de eficiência computacional, escalabilidade e velocidade extremamente alta, a uma faixa de preços que se alinha à TI tradicional.
Como resultado, as empresas estão finalmente em posição de aproveitar a HPC para acelerar a inovação dos negócios. Com essa aliança, os clientes contam agora com o acesso tão desejado às melhores tecnologias Intel e HP, às soluções de HPC otimizadas para a indústria da HP e aos CoEs HPC com especialistas.
"À medida que os dados explodem em volume, velocidade e variedade, e os requisitos de processamento para lidar com os desafios dos negócios tornam-se mais sofisticados, a diferença entre a computação tradicional e a de alto desempenho está sumindo," diz Bill Mannel, vice-presidente e gerente-geral de HPC e Big Data da unidade de servidores da HP. "Com essa aliança, proporcionamos aos clientes acesso às tecnologias e às soluções, bem como à propriedade intelectual, ao portfólio de serviços e ao suporte de engenharia necessários na evolução da infraestrutura computacional para capitalizar um ambiente conduzido por dados."
Plataformas computacionais de propósitos específicos para clientes HPC
Como resultado da nova aliança, a HP está oferecendo sua Estrutura de Soluções HPC baseada nos servidores HP Apollo, criados para HPC e que agora foram otimizados para dar suporte aos aplicativos específicos da indústria com um ecossistema de ISVs líderes. Essas soluções simplificarão drasticamente a implantação de HPC para os clientes de indústrias como a de petróleo e gás, ciências biológicas e serviços financeiros. A linha de servidores HP Apollo integra a inovação tecnológica da Intel com sua estrutura de sistema escalável HPC, que ajuda a aumentar a resiliência, a confiabilidade, a eficiência energética e o custo-benefício das soluções.
Para oferecer sistemas precisamente ajustados e bem equilibrados, que se concentram nas exclusivas cargas de trabalho do cliente e no desempenho de aplicativos, os sistemas utilizarão os processadores Intel® Xeon® de última geração, a linha de produtos Intel® Xeon Phi™, a tecnologia de interconexão Intel® Omni-Path e o Intel® Enterprise Edition of Lustre*.
"Empresas de grande e pequeno porte estão tentando resolver os crescentes desafios da maior complexidade dos modelos e das maiores quantidades de dados," afirma Charles Wuischpard, vice-presidente do Data Center Group, gerente-geral de Workstations and High Performance Computing, na Intel. "A estrutura de sistema escalável HPC da Intel é um plano flexível para uso intenso de computação e de dados, que oferece desempenho de sistema otimizado em qualquer escala – mantendo, ao mesmo tempo, a confiabilidade e a facilidade da programação por meio de padrões abertos. Os sistemas HP Apollo que implementarem a estrutura serão personalizados para atender às necessidades de computação rigorosa, I/O, memória e armazenamento das cargas de trabalho dos clientes."
Essas plataformas de computação HP Apollo de propósitos específicos serão personalizadas para uma ampla gama de soluções otimizadas para cargas de trabalho, ao mesmo tempo que aprimoram a eficiência do data center e permitem que a infraestrutura de base processe, analise e gerencie os dados. Elas podem ser personalizadas para lidar com os requisitos exclusivos do cliente e com os desafios da HPC e do big data.
HP expande Centro de Excelência para a HPC
A HP e a Intel estão melhorando os recursos do CoE HPC em Grenoble, na França, os quais incluem fornecer aos clientes a oportunidade de trabalhar com ISVs e engenheiros da HP/Intel para modernizar códigos. O CoE HPC foi projetado para facilitar o uso e a implementação de soluções de HPC para os clientes e aprimorar a experiência geral com uma combinação exclusiva de habilidades específicas de vertical de negócios e das parcerias de ISV. O centro amplia os recursos inovadores para oferecer uma sofisticada experiência, engenharia, recursos de modernização de código e um pool de especialistas para oferecer resultados de negócios diferenciados.
O CoE HP/Intel em Grenoble permite que clientes, desenvolvedores e ISVs realizem provas de conceito, benchmarks e caracterizações para otimizar a infraestrutura de cargas de trabalhos relacionadas à HPC. A HP e a Intel também abrirão um novo CoE em Houston, no Texas, para melhorar o suporte ao mercado norte-americano.
A infraestrutura dedicada e os conhecimento disponibilizados nos CoEs, além do amplo portfólio de serviços, podem ser usados no local ou acessados remotamente.