Unimed conclui processo de gestão de documentos com solução IBM

A Central Nacional Unimed investiu cerca de R$ 1 milhão em um projeto de gestão de processos de negócios, com o objetivo de aumentar a produtividade da área operacional e reduzir custos. Desenvolvido e implementado pela CPM Braxis Capgemini, parceira de negócios da IBM Brasil, o novo sistema proporcionou expressiva diminuição no uso de papel, reduziu as despesas administrativas e agilizou os processos de análise de contas médicas.

Dentre os principais resultados obtidos, estima-se um aumento de 20% da produtividade da equipe, além da redução de papel, fotocópias e custos com correio. Houve também uma diminuição significativa no número de caixas e documentos espalhados pela área, o que aumentou o espaço físico e, consequentemente, o fluxo operacional da equipe. A proposta envolveu a implementação de uma solução composta pelo FileNET da IBM – que inclui o módulo de Business Activity Monitoring – e 152 licenças de usuários para utilização dos produtos. "Nosso foco era implantar uma solução tecnológica que automatizasse o processamento das contas médicas com a análise de auditoria médica e enfermagem, tudo integrado ao nosso sistema de gestão. Isso foi possível com a adoção dessas soluções", explica Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.

“Antes do projeto, as guias de internação e documentos eram manuseados pelos analistas, auditores médicos e enfermeiros, o que gerava retrabalho, perda de tempo e trânsito desnecessário de papéis. Agora temos uma produtividade maior, com mais tempo dedicado à análise efetiva dos documentos, além de mais segurança, menos riscos de acidentes e doenças ocupacionais”, explica Rodolfo Pinto Machado de Araújo, diretor Administrativo e Financeiro da CNU. Também houve redução dos gastos com papel sulfite, tonner e expedição. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de folhas de papel serão economizadas em decorrência da utilização da ferramenta. O FileNet permite, ainda, o gerenciamento de conteúdo e processos, fazendo com que todos os setores envolvidos estejam em conformidade, otimizando o fluxo de informações. É possível capturar e distribuir simultaneamente informações de forma eficiente e segura, de acordo com as necessidades específicas dos processos de negócios da Central Nacional Unimed.

 

Share This Post

Post Comment