Soluções para segurança de dados

A Tintas MC, rede de lojas de tintas do Brasil, com 39 lojas entre a grande São Paulo e baixada santista, e mais de 500 ativos de rede, apresentava um cenário de despadronização de rede, além de software de fornecedores variados, sem gestão unificada. O que gerava horas a mais no trabalho – para garantir a segurança e eficácia, link de dados e máquinas potentes. Além disso, segundo Marcelo Mendes, gerente de TI na Tintas MC, o ERP da empresa muitas vezes era lento, “deixando os usuários insatisfeitos e afetando também os nossos clientes, que acabavam reclamando”. A lentidão era causada por vários processos de update, que era necessário para corrigir as falhas de segurança e garantir uma rede de dados funcional e segura.

“Procurávamos uma ferramenta que fosse simples na implantação, segura e eficaz, tanto em relação as ameaças da web como no controle de cada computador, e que conseguisse contemplar segurança da informação e política de acesso a rede de computadores da empresa”, completa Mendes.

Após analisar algumas ferramentas oferecidas pelo mercado e o comportamento dos usuários da rede, a área de TI da Tintas MC constatou que seria necessário um sistema que aliasse antivírus, controle de acesso à web, acesso a dispositivos (pen drive, celulares e câmeras fotográficas), firewall, proteção contra intrusos e ferramenta que rodasse nas plataformas Windows e Linux. “Investimos então, em uma mensalidade de R$ 3,80 por computador, para solução de antivírus Sophos Endpoint, oferecida pela M3Corp, especializada em segurança de dados”, descreve Marcelo Mendes.

“O atendimento, qualidade da informação sobre o produto e a garantia de segurança da rede, oferecidos pela M3Corp, fizeram toda diferença na escolha”, completa o gerente de TI.

Entre os benefícios conquistados pela empresa, que já foram identificados nas primeiras horas de implantação, estão controle de processos, bloqueio à alguns programas externos, o que afetou positivamente no tempo de trabalho dedicado e no poder de venda, que sentiu melhorias pela redução de chamados por lojas.

Como planos, a Tintas MC analisa a possibilidade de investir em novas ferramentas como Sophos UTM.

A Tintas MC encerrou o ano de 2012 com faturamento de R$ 95 milhões e para este ano planeja um incremento na casa dos 10 %. Já a M3Corp, que atua fortemente em países como Chile, Colômbia, Equador e México, busca novos parceiros no Brasil e tem novidades para o segundo semestre, em treinamento técnico destinado à profissionais de TI.

Share This Post

Post Comment