Chatbot pode auxiliar no aumento de vendas online e retenção de clientes

Chatbot pode auxiliar no aumento de vendas online e retenção de clientes

Uma pesquisa publicada pela consultoria estadunidense Gartner e publicada pela Forbes mostrou que, até 2020, 85% das interações das empresas com os seus clientes serão feitas por meio de chatbots. Ainda segundo as estimativas, até o ano que vem, uma pessoa vai ter, em média, mais diálogos com robôs do que com seres humanos na solução de seus problemas.

Diante das perspectivas, o setor de e-commerce passou a se preocupar em como usar uma tendência cada vez mais real para incrementar não apenas as vendas, mas reter os clientes.

Para colaborar com as vendas online, é fundamental que o chatbot opere como um facilitador ao cliente. Ele pode fazer isso direcionando consumidores em potencial para páginas específicas do site ou acompanhando-os durante todo o processo de compra, como um atendente exclusivo.

Jonathan Laberge, diretor de Desenvolvimento de Negócios da agência francesa Reptile e colunista da revista Forbes, escreveu um artigo no ano passado afirmando que quando os chatbots são planejados tendo em vista as necessidades de cada empreendimento em particular, seu uso pode se tornar ainda mais inteligente. Segundo ele, os robôs são especialmente importantes em duas áreas: no serviço ao consumidor e na venda de produtos.

Laberge ainda afirma que, quando os clientes interagem com os chatbots, entregam a possibilidade da empresa reunir dados que os tornam ainda mais capazes de atender os consumidores futuramente -- uma maneira muito mais fácil do que aplicar um questionário, que dificilmente os visitantes de um site respondem. "Um chatbot reúne dados enquanto conversa naturalmente", escreveu.

Com planejamento, os chatbots podem ajudar as empresas a aumentar a base de dados e, consequentemente, proporcionar maiores possibilidades de vendas. Isso porque as informações captadas podem ser usadas para entender as necessidades, os comportamentos e as preferências dos consumidores.

Desde 2018, os chatbots já integram aplicativos mobile e plataformas de redes sociais. Eles ainda têm a capacidade de juntar informação enquanto estão envolvidos com os clientes – dados estes que pode ser usados para melhorar as próprias estratégias de marketing.

Oferecendo um serviço ao usuário mais adequado, tornando a experiência de compra mais prazerosa e eficiente, e permitindo que as estratégias das agências sejam cada vez mais voltadas ao indivíduo – e não ao mercado como um todo –, os chatbots parecem entregar o futuro nas nossas mãos.

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