Indra finaliza a implantação do principal centro do Satélite Paz

A Indra, empresa de consultoria, TI e outsourcing com atuação no Brasil na América Latina, acaba de implantar, o principal centro que gerenciará o satélite de observação da Terra chamado PAZ, que a Espanha lançará este ano ao espaço. A implantação faz parte de um contrato com o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), da Espanha. Localizado no Centro Espacial do INTA, em Torrejón de Ardoz, o centro já está pronto para entrar em operação.satelites_observ-paz

 

A implantação da principal peça do segmento terrestre que gerenciará o satélite se completa a outros dois centros neste segmento. Um deles, de respaldo, se situará no Centro Espacial de Maspalomas (Ilhas Canárias), também ligado ao INTA, e o outro será implantado na Base Aérea Torrejón de Ardoz e que prestará serviço ao Ministério da Defesa.

 

A implantação destes dois centros adicionais no Centro Espacial do INTA em Torrejón de Ardoz também foi finalizada. Nestas instalações, a companhia está desenvolvendo o processo de validação do sistema completo, verificando o funcionamento dos três centros interconectados e operando de forma conjunta, para proceder com o seu desenvolvimento final e instalação na Base Aérea de Torrejón e em Maspalomas.

 

Nestas provas de validação, é simulado o comportamento do satélite e é reproduzida de forma sintética a informação enviada ao sensor. É analisada também sua resposta em caso de contingência e seu funcionamento com carga de trabalho máxima.

 

O centro principal está dividido em duas diferentes seções. A primeira delas se ocupa da operação de voo (FOS o Flight Operation Segment) e dispõe de dois sistemas de comando e controle, planejamento da missão, equipamento de monitoramente e recepção de dados. A segunda parte (PDGS o Payload Data Ground Segment) é responsável pelo processamento de dados para gerar as imagens, atender e responder às petições de cientistas e outros usuários civis. A companhia integrou ambas as partes, complementando-as com os serviços horizontais de suporte que compartilharão os três centros.

 

A arquitetura do segmento terreno se distingue por oferecer uma grande flexibilidade, tanto no controle do satélite e seu instrumento como na recepção e processamento de dados. Os três centros aportam redundância, o que agrega um alto grau de confiabilidade à missão.

 

Share This Post

Post Comment