A Kroton está entre as maiores empresas do mundo na área educacional, atendendo mais de um milhão de alunos, desde o nível básico até a pós-graduação. Após os processos de fusão e aquisição com o Grupo IUNI Educacional, Unopar e Anhanguera, o ambiente de TI se tornou complexo, com quatro diferentes sistemas para a gestão da base de alunos, um desafio em termos de gerenciamento de dados.
Para lidar com a desafiante tarefa de administrar a diversidade de tecnologias e o imenso volume de informações, a Kroton implementou um projeto para centralizar os sistemas em uma única plataforma, a fim de garantir segurança e gerenciamento completo dos dados. A plataforma tecnológica K-Hub cria cadastros mestres para alunos, professores, unidades e disciplinas; implanta ferramentas de limpeza de dados e permite a adoção de barramento SOA (Service-Oriented Architecture) para a integração dos dados.
Para a implementação do K-Hub a Kroton adquiriu três produtos da Informatica: ETL (Extract, Transform and Load), MDM (Master Data Management) e Data Quality, cada um representando uma parte do processo de gestão de dados. “Após análises, concluímos que uma única solução não seria suficiente para o tamanho de nosso desafio”, afirma o CIO da Kroton, Ailton Brandão.
A iniciativa partiu da área de TI e começou por um projeto de avaliação de soluções de mercado que contou com a consultoria do Gartner. Para a decisão foram realizadas avaliações funcionais, técnicas e de custo-benefício, além de provas de conceito detalhadas. “Com o cenário completo, a solução da Informatica foi melhor que as dos concorrentes”, afirma Brandão.
Após um ano de implementação, o K-Hub tem se mostrado fundamental para aumentar a eficiência operacional da TI e da empresa. Novos sistemas são implementados com mais rapidez e facilidade, gerando diversos benefícios. O projeto também possibilitou a implantação do Canal Conecta, uma plataforma que permite a interação entre empresas e alunos, visando facilitar o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. Com tudo isso, a Kroton também obteve um ganho na imagem percebida pelos alunos, que agora acessam ferramentas inovadoras.
A Kroton também passou a concluir projetos em prazo recorde, reduzindo tempo, esforço e recursos necessários para a implementação de sistemas. A integração de aplicativos, por meio de uma série de conexões ponto a ponto, ficou no passado.
“Antigamente tínhamos projetos que demandavam enormes esforços de TI. Era necessário parar várias equipes internas para desenvolver interfaces. Agora não”. O CIO ainda ressalta a questão da agilidade adquirida: “Uma integração que antes levaria três meses de desenvolvimento é realizada agora em 15 dias”.
Todos os desafios de dados passaram a ser endereçados com o K-Hub, como a tarefa de obter informações de ex-alunos. A dificuldade está sendo superada com a contratação da Serasa para enriquecer os dados da Kroton. Com as informações obtidas nesse trabalho e incorporadas ao MDM (Master Data Management), a base de dados da instituição está sendo consolidada e enriquecida.
O K-Hub ainda está ajudando a instituição a conhecer mais sobre o perfil e o comportamento dos estudantes. Com dados qualificados, o próximo passo da Kroton é caminhar rumo à personificação do ensino, o chamado “adaptive learning” – cujo foco é entender e atender necessidades específicas de aprendizado –, o que permitirá melhorar cada vez mais a formação de alunos e profissionais.