Samsung promove semana voltada à Experiência do Usuário em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da USP

A Samsung, líder global em tecnologia, e o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade de São Paulo (NEU) promovem, de 17cb83f0357525 a 29 de julho, a primeira Semana UX, período aberto ao público em que serão ministradas palestras com startups e professores dos cursos de Engenharia de Produção e da Computação. Para completar, ocorrerão ainda treinamentos e workshops de Design Thinking aplicados a assuntos relacionados a dispositivos móveis, realidade virtual e Internet das Coisas (Internet of Things - IoT). O local dos encontros será o Ocean USP, centro de treinamento e capacitação de desenvolvedores e empreendedores. Para se inscrever nas atividades, os interessados devem acessar o app do Ocean, disponível para download na Play Store, e efetuar o cadastro.

Inaugurado em abril deste ano, o Ocean USP é um espaço localizado dentro do prédio de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de aplicativos e fomentar o empreendedorismo. O espaço, voltado para alunos da instituição e para a comunidade em geral, é mantido pela Samsung e conta com o time da Universidade para aplicação e disseminação do conteúdo.

"O Ocean USP veio para complementar a estratégia atual da Samsung, permitindo que a empresa mantenha uma ligação com a área acadêmica e possibilitando a geração de um ecossistema de desenvolvedores e empreendedores", afirma Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina. Para o executivo, o centro agrega um valor fundamental à Empresa: "Por meio dele, conseguimos perceber tendências e oportunidades, permitindo que enriqueçamos a experiência dos nossos consumidores. Nossa expectativa é que o Ocean USP cresça e passe a envolver cada vez mais pessoas", completa.

Samsung Ocean

Além da unidade Ocean USP, a Samsung também conta com uma unidade do Ocean situada em Manaus e gerida em parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em cerca de dois anos de atividade, o Samsung Ocean já promoveu por volta de 1.000 treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25 mil universitários, desenvolvedores e empreendedores.

Serviço - Semana UX:

De 25 a 29 de julho - tarde e noite
Ocean USP - Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 380

Programação da Semana UX

  segunda - 25/7 terça - 26/7 quarta - 27/07 quinta - 28/7 sexta - 29/7
Tarde UX 101 - Introdução
Daniel Risi
14h - 17h

Ementa:

- Conceitos básicos: UX, UI, Usabilidade
- Design centrado no usuário
- Heurísticas de usabilidade
- Pilares projetuais: Usuário x Negócio x Plataforma x Processo
- Pesquisa e investigação em UX

Local: Lab Ocean
Público: 60

Design Thinking 101 - Introdução
Daniel Risi/Prof. André Fleury
14h - 17h

Ementa:

- Fundamentos
- Wicked problems
- Persona
- Jornada do usuário
- Mapa de empatia
- Diamante Duplo
- Prototipagem rápida
- Validação

Local: Lab Ocean
Público: 60

O que é IoT e tendências (academia)
Prof. Fabio Cabrini da Eng. de Computação
14h - 14h30

Treinamento: Tópicos de UX para IoT
Daniel Risi
143h0 - 17h30

Ementa:

- Desafios e oportunidades
- Tópico especiais em UX
- Zero UI
- Serviços conectados
- Múltiplas telas
- Pilares projetuais em IoT

Local: Lab Ocean
Público: 60

Produtos VR Samsung/Mercado
Marcelo Daou
14h - 14h30

Treinamento: Tópicos de UX para VR
Daniel Risi
14h30 - 17h30

Ementa:

- VR Interface Design Manifesto
- Ambientes imersivos: Games, VR e AR
- Tópicos especiais em UX
- Design patterns
- Pilares projetuais em VR

Local: Lab Ocean
Público: 60

Treinamento: Design de serviços móveis 101
Daniel Risi
14h - 17h

Ementa:

- Conceitos básicos
- Aplicativo vs Serviço
- Jornada do usuário
- Service blueprint
- Pilares projetuais em design de serviços

Local: Lab Ocean
Público: 60

Noite Palestra startup World packers
18h - 19h

Palestra startups Lean Survey
19h - 20h

Local: Auditório
Público: 120

Mesa redonda: IoT e as novas fronteiras de UXD
Comunidades UX
(Robson IxDA, Ricardo Sato IDF, Gustavo Oliveira UX Book Club)
18h - 21h

Local: Auditório
Público: 120

 

Palestra startup IndWise
Visão técnica com foco em HW, melhores práticas
18h - 19h

Boot camp - Desafio IoT
Daniel Risi
19h - 21h

Aplicação de técnicas de Design Thinking em um desafio de IoT

Local: Lab Ocean
Público: 60

Palestra startup VR Monkey
18h - 19h

Ementa:

- Introdução (Thomas + VR Monkey + Portfolio da empresa)
- Jogos em VR no momento e cases de sucesso
- Melhores práticas de Game Design para VR
- Motion Sickness e Locomotion
- 3Cs em VR
- Mecânicas de movimentação
- Sobre UI e HUD para VR
- Closure + Q&A

Boot camp - Desafio VR
Daniel Risi
19h - 21h

Aplicação de técnicas de Design Thinking em um desafio de VR

Local: Lab Ocean
Público: 60

Palestra startup TaqTile
18h - 19h

Boot camp - Desafio Design de Serviço
Daniel Risi
19h - 21h

Aplicação de técnicas de Design Thinking em um desafio de Service Design

Local: Lab Ocean
Público: 60

Share This Post

Post Comment