Computação Quântica, ficção ou realidade?

Computação Quântica, ficção ou realidade?

Ao longo dos mais de 20 anos atuando com tecnologia e segurança da informação, sempre fui impulsionado ao novo e, por isso, gostaria de compartilhar com vocês alguns pensamentos sobre a nova buzzword Computação Quântica. Em resumo, uma ciência que estuda as aplicações da teoria quântica na Ciência da Computação e tem por objetivo o desenvolvimento do computador quântico!

Esses computadores despertam interesse em todos os mercados, pois prometem ser máquinas milhões de vezes superiores em termos de capacidade de trabalho do que um computador tradicional. De acordo com a consultoria Gartner, 20% das companhias incluirão projetos de computação quântica no orçamento em 2023, contra 1% atualmente.

Outra projeção em relação a esse cenário foi publicada no relatório da Allied Market Research, e apresenta que o mercado global de computação quântica contribuiu com US$ 650 milhões em 2017 e a projeção é angariar US$ 5,85 bilhões até 2025. Ainda, o mesmo relatório aponta que o segmento de nuvem dominou o mercado global de computação quântica corporativa em 2017 e espera-se que o quadro permaneça nos próximos anos, já que os usuários podem desenvolver, testar e executar seus programas nos dispositivos quânticos sem a necessidade de um computador quântico físico.

Ok, quais são os benefícios práticos? 

Uma das maiores companhias japonesas de TI, realizou uma transformação em seus armazéns de mais de 1000m² e cerca de 3.000 produtos armazenados. Anteriormente, sem uma ordem de estoque e com funcionários coletando peças freneticamente, a empresa demorava para localizar os produtos. Mas, com a implementação da computação quântica neste processo, as rotas até as peças, o layout de estantes e a disposição das peças foram otimizados reduzindo em 45% o tempo da distância total percorrida pelos funcionários.

A utilização da computação quântica vem se ampliando também na área da saúde. Uma empresa de bioquímica americana, por exemplo, comprovou que a computação quântica auxilia na descoberta de medicamentos para doenças como esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson. Os métodos quânticos permitiram a comparação mais específica das estruturas moleculares, fornecendo assim, mais informações sobre as comparações do que qualquer outro método. Além de, reduzir a quantidade de tentativas, erros e custos no desenvolvimento de medicamentos no laboratório.

Concluindo...

Como toda tecnologia possui os dois lados da força, a ameaça dos computadores quânticos está no fato de colocar em xeque toda a arquitetura de segurança criptográfica para proteger sistemas, principalmente no segmento financeiro. Isso porque os algoritmos poderão ser facilmente quebrados quando as máquinas quânticas chegarem a milhares de qubits de processamento. Além disso, a expectativa do segmento também está nos grandes avanços nas atividades de otimização de cenários e cálculo de risco, mas não se enganem, não parará por aí!

Preparem-se, alguns aspectos de computação quântica não estão tão distantes quanto vocês imaginam! Vocês estão prontos para colher os benefícios da computação quântica?

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2019/07/thumbnail-Fernanda-Oliveira-1.jpg[/author_image] [author_info]Fernando Oliveira

Fundador e CTO da SEC4YOU, empresa brasileira de segurança da informação focada em serviços e soluções de Gestão de Identidades, Application Security / DevSecOps, LGPD e Cybersecurity atendendo Segurança em Transformação Digital para os mais diferentes segmentos.[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment