Inteligência Artificial, Stream Data Processing, Internet das Coisas, Blockchain, como?

Inteligência Artificial, Stream Data Processing, Internet das Coisas, Blockchain, como?

Como?

 

Inteligência Artificial, Stream Data Processing, Internet das Coisas, Blockchain, todas estas são palavras e disciplinas explosivamente difundidas nos últimos dois anos no mundo da tecnologia.

Acrescentaria ainda automação, robótica, cyber security…a tecnologia tem evoluído tanto e tão rapidamente que os termos e modismos têm se tornado ultrapassados a cada mês.

Em meio a toda esta liquidez, o CIO e os líderes em geral veem-se em meio a um maremoto de tecnologias que mudam e evoluem a cada momento e, ao mesmo tempo, os negócios e as transações precisam evoluir, acelerar, para tanto manter a competitividade quanto a relevância.

Como focar no que será necessário e relevante no curto, médio e longo prazo? Como manter os custos dos departamentos de TI razoáveis e ao mesmo tempo trazer a realidade o que já acontece na TI de empresas dos mercados a uma velocidade que não comprometa, a curto prazo, a própria cadeira de CIO?

Como prever a liquidez tecnológica, se a cada mês novas aplicações invadem o mercado e podem, efetivamente, estagnar algumas áreas de negócio em questão de alguns anos?

Não existe uma resposta exata ou uma salvação técnica para cada processo de negócio, mas o que já se pode antever é uma velocidade e imprevisibilidade, a automação como subprocesso da inteligência artificial, os processos de AR (Augmented Reality ou Realidade Aumentada), IoT (Internet das Coisas) e a Robótica se tornando cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas e empresas, dos negócios em geral.  Estudos estatísticos mostram que metade das profissões que nossos filhos deverão ocupar ainda não existem.

A decisão mais ponderada parece ser a de tentar antecipar mudanças, otimizar departamentos e custos, padronizar tecnologias e estar atento às mudanças efetivas das plataformas internacionais de comunicação e de processos de negócio onde, a um custo muitas vezes interessante, pode-se antecipar tendências e preparar plataformas para o futuro, as próximas engrenagens tecnológicas que serão relevantes.

Dentro deste cenário, segue minha contribuição aos blogs Americanos ‘mrc-productivity’, de Illinois, USA, e Capterra, do Gartner dos USA, onde versamos sobre algumas das possibilidades para os próximos anos.

mrc's Cup of Joe Blog: https://www.mrc-productivity.com/blog/2017/07/5-more-technologies-that-cios-cant-ignore-in-20172018/

Capterra: https://blog.capterra.com/it-department-challenges-2017/

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/07/carlos-rodrigues-thumbnail.jpg[/author_image] [author_info]Carlos Rodrigo P. Montagner

CIO, Executivo de TI, IT Consultant, Escritor e Articulista Internacional.

[button link="https://www.linkedin.com/in/rodrigomontagner/" newwindow="yes"] Fale com o Autor[/button] [/author_info] [/author]

Share This Post

One Response to "Inteligência Artificial, Stream Data Processing, Internet das Coisas, Blockchain, como?"

Post Comment