A transformação digital global também impacta o mercado de trabalho brasileiro, ainda que tardiamente, porém de forma avassaladora. E a indústria de seguros não poderia ficar de fora desta transformação, que está diretamente ligada a mudança de mindset em todos os níveis hierárquicos, capacidade de erros e acertos rápidos e contínuos, foco na experiência do usuário para a construção de produtos e modelos de negócios, e a utilização das mais variadas ferramentas tecnológicas existentes no momento, como Blockchain, Iot, Inteligência Artificial, Big Data, entre outras.

Em virtude dessa transformação, surgiram as InsurTechs (termo abreviado para Seguros + Tecnologia), igual às FinTechs (Finanças + tecnologia).  As InsurTechs já são um enorme sucesso nos EUA, Europa e Ásia, e agora estão surgindo mais fortes no Brasil e causando muita curiosidade deste mercado de uma forma geral. Mas é sempre muito importante reforçar que para uma empresa ser considerada uma InsurTech, ela deve aportar tecnologia em seu modelo de negócio, de forma que traga valor para os parceiros e para a experiência do usuário final, seja ele pessoa física ou jurídica.

As InsurTechs vieram para acelerar a modernização deste setor, ainda com um baixíssimo índice de digitalização e muito burocrático, e assim trazer descentralização, menos fricção, inclusão financeira e mais transparência na comunicação com o usuário final.

No Brasil, a consolidação das InsurTechs ainda é tímido devido a dificuldade de capital intensivo para se manter o empreendimento (ou MVP) de pé no médio ou longo prazo, e também devido ao pouco interesse ou dificuldade das incumbentes em fazer parcerias com elas, ao invés de tentar inovar internamente, que acaba sendo muito custoso e lento, ou até impossível na maioria das vezes. Mas este crescimento já é um caminho sem volta, principalmente, quando se trata de produtos massificados e os tão falados microsseguros.

Em 2017 e 2018 alguns eventos voltados para este ecossistema de InsurTech foram realizados com bastante sucesso e a ideia é continuar fomentando o crescimento, visto que ajudam a acelerar a modernização do setor de uma forma geral (seguradoras, corretoras e demais players do setor), e atrair mais investimentos.

A Kakau é uma InsurTech que usa tecnologia de ponta, como Machine Learning e Big Data para melhorar a experiência do usuário final, trazendo simplificação, transparência e redução de tempo e de custo. A plataforma funciona no modelo de assinatura, igual a Netflix e Spotify, e o assinante ainda pode pausar ou cancelar o seguro quando desejar. Nosso produto piloto foi o Residencial, e agora estamos lançando o seguro para Smartphone (julho) e outras novidades ainda este ano.

Marcelo Torres

Sócio e Co Fundador, Kakau