Open Banking: saiba mais sobre a novidade

Open Banking: saiba mais sobre a novidade

O Open Banking é um sistema que promete revolucionar a vida dos correntistas brasileiros e simplificar a burocracia das instituições bancárias.

A inovação começou a ser discutida no Brasil em 2019, e agora, em agosto de 2021, começa a fase de compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, desde que eles tenham consentimento sobre esse compartilhamento.

Para quem tem dúvidas sobre a novidade, o especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Cambria, reuniu os principais pontos do tema.

OPEN BANKING

Na prática, o Open banking significa "banco aberto", ou "sistema bancário aberto". É uma plataforma que permite a integração de aplicativos que, por sua vez, acessa uma base de dados com informações dos clientes. Em vez de o banco possuir as informações do cliente, o próprio cliente será o proprietário dos seus dados. O sistema já é realidade no Reino Unido e outros países pelo mundo estudam adotá-lo.

Com o Open banking, todo o histórico de crédito construído ao longo de décadas com um banco, como as contas pagas em dia, salários depositados, prestações, empréstimos, perfil de gastos, entre outros, estariam na mão do cliente, que tem total controle das informações e decide compartilhar ou não com outras instituições ou empresas.

Com esse conceito, o sistema bancário, que costuma ser concentrado e fechado, se abriria para que o cliente migrasse de um banco para outro com mais facilidade, levando consigo todo seu "score", ou pontuação pela adimplência ou não de crédito, podendo conseguir um financiamento em outro banco de forma mais fácil, por exemplo, visto que teria "provas" de sua capacidade de honrar compromissos.

A novidade é resultado de anos de mudanças no setor: novo comportamento dos consumidores, avanço das fintechs, baixa competitividade e alta concentração no setor financeiro.

IMPLANTAÇÃO NO BRASIL

O Banco Central do Brasil tem investido em inovação e ações que estimulem a competição, o aumento da eficiência do setor e promovam a inclusão financeira. A implementação do modelo no País está sendo feita por fases, com previsão de conclusão em 2021.

Segundo Cambria, o sistema permitirá o compartilhamento de dados, produtos e serviços, abertura e integração de plataformas e infraestruturas, propiciando melhores produtos e serviços financeiros, eficiência, além de aumentar a competição e promover a cidadania financeira.

"O Open baking integrará produtos e serviços financeiros às diferentes jornadas digitais dos clientes, possibilitando a construção de produtos ou serviço financeiro que atendam às necessidades dos clientes, agregando em um único ambiente todos os produtos e serviços financeiros de diferentes provedores", finaliza.

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